Canelite: lesão que mais atinge os corredores

Postado por Dr.Fábio Costa

                 Canelite: lesão bem comum entre os corredores em razão do impacto repetitivo

 

Os atletas que reclamam com freqüência de dores na canela ao realizarem corridas longas, podem ter sofrido uma lesão denominada: Síndrome de estresse do tibial medial, também conhecida como Canelite.

Essa patologia é uma inflamação na tíbia, ou dos músculos e tendões próximo a esse osso. É uma lesão bem comum entre os corredores em razão do impacto repetitivo, que pode causar pequenos traumas na região da perna.

Caso o atleta não tenha um diagnóstico precoce e tratamento adequado, a lesão poderá evoluir para fratura por estresse.

De acordo com estudos realizados pela American Medical Association, a Canelite é um problema crescente no meio esportivo, equivale de 20% a 30% das lesões em atletas que praticam corridas. Acomete tanto mulheres, quanto homens, e até jovens que fazem exercícios de alto impacto.

 

 O que pode causar a Canelite?

 

 Existem diversas causas que provocam a Canelite e, as mais recorrentes entre os atletas são:

  • Fazer exercícios físicos em solos rígidos;
  • Tênis de corrida  inadequados;
  • Treinar sem acompanhamento ou orientação de um profissional da área esportiva;
  • Corridas longas;
  • Falta de firmeza muscular;
  • Fatores genéticos;
  • Excesso de treino;
  • Pisada errada.

É importante lembrar que não há práticas esportivas sem riscos de lesões, contudo, devemos aprimorar a forma de praticá-las, para minimizar possíveis riscos.

 

Principais sintomas da Canelite

 Pacientes diagnosticados com esse tipo de lesão sentem dores e sensibilidade na região da canela, e em alguns casos, as dores são permanentes mesmo em repouso absoluto.

A Síndrome de estresse causa limitações ao atleta, como fragilidade nos pés, dificuldade para realizar caminhadas, além de edemas e vermelhidão na região do joelho.

 

Ajuda Médica para tratar a Canelite

 

Agende uma consulta com o ortopedista se você apresentar dor na tíbia ou na parte inferior da perna e, especialmente, se os sintomas não cessarem com o repouso.

Em casos de dores e inchaços, recomenda-se a suspensão das atividades físicas até que o médico dê a devida liberação.

 

Exames para diagnosticar a canelite:

 

  • Exame Clínico: o ortopedista é quem realiza o exame clínico para identificar se o atleta tem a lesão, investiga quais são as atividades físicas praticadas pelo paciente e faz o exame físico para diagnosticar alterações e sintomas.
  • Exame de imagem: o médico deverá solicitar ao paciente o Raio-X, para identificar se há fraturas e outras lesões além da canelite.

 

Como prevenir a Canelite?

 

Para prevenir a Canelite é essencial que o atleta, antes da atividade física, faça o alongamento para preparar o músculo, utilize tênis apropriados, faça exercícios para fortalecer a musculatura da perna e aumente de forma gradual o ritmo das atividades para evitar lesões na academia.

 

 

 

*Com Informações dos Sites: Sua Corrida e Tua Saúde

 

Mais Notícias

Check-Up Esportivo

https://traumatologiaesportiva.com.br/check-up-esportivo/

Crioterapia

https://traumatologiaesportiva.com.br/crioterapia/

Lesão Muscular

https://traumatologiaesportiva.com.br/lesao-muscular/

 Artrose

https://traumatologiaesportiva.com.br/artrose-desgaste-das-articulacoes/

Veja alguns dos nossos artigos

Infiltração Medicamentosa

  A infiltração Medicamentosa consiste em aplicar uma injeção com medicamentos corticoides, anestésicos ou ácido hialurônico para tratar lesões, inflamações ou reduzir a dor. Este procedimento é feito, na maioria das vezes, em articulações como joelho, coluna, quadril, ombro ou pé, apesar de também poder ser feito em músculos ou tendões. O objetivo da infiltração é tratar a doença no local […]

Osteoartrite

  Conhecida popularmente como artrose, a osteoartrite é uma patologia que acomete as articulações, caracterizada pela degeneração das cartilagens, acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. A osteoartrite é a mais comum das doenças reumáticas: 80% a 90% das pessoas acima de 40 anos já mostram sinais de osteoartrite ao realizar um raio-X. Mulheres e homens são […]

Osteoporose

  A osteoporose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada como um dos maiores problemas de saúde no mundo. É uma doença esquelética caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração dos ossos, com consequente aumento da sua fragilidade e suscetibilidade à fratura. A Osteoporose acomete ambos os sexos, no entanto, é mais comum […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram