• Categoria Fisioterapia | 1/02/2014

    Fisioterapia – Conheça algumas técnicas

    POSTADO POR admin

    A equipe de profissionais do Dr. Fábio Costa está sempre engajada na busca de novos métodos e tratamentos diferenciados que se adéquem às atividades principais de seus pacientes, personalizando e respeitando as necessidades de cada um. Buscando assim o restabelecimento precoce sem afastar o atleta de suas atividades esportivas. Realizar o restabelecimento do atleta usando a própria prática do esporte é o grande diferencial do serviço.  Atualização de técnicas como RPG, Treinamento do CORE, Tapping são algumas das técnicas empregadas pelos nossos fisioterapeutas objetivando o retorno precoce a atividade esportiva. Os profissionais especializados em esportiva têm a tendência de utilizar o próprio gestual esportivo com o objetivo de fazer uma reabilitação mais agradável ao atleta sem que ele perca o contato com seu esporte.

    TFE (Treinamento Funcional Esportivo)

    Este tipo de tratamento visa dar continuidade ao tratamento fisioterapeutico tradicional ou iniciar um processo de prevenção de lesões e melhora do rendimento esportivo. Isso vale para quem já é atleta e pra quem esta querendo deixar de ser sedentário. O treinamento tem como orientação a estabilização articular, melhorando a percepção corporal. Tudo isso se dá com a utilização do gestual esportivo. Esse tipo de treinamento funciona como a fase final da reabilitação e transição deste para a atividade em academias de ginástica.

    RPG

    A Reeducação Postural Global é uma técnica criada na França em 1980 pelo fisioterapeuta Philippe E. Souchard para harmonizar a simetria postural do corpo humano, considerando as necessidades individuais de cada paciente. Através de exercícios acompanhados por fisioterapeutas, o  método estimula a  correção da postura que envolvendo todas as cadeias musculares do corpo e  enfocando nos desvios posturais relacionados a dores e desconfortos

    Indicações:

    • Ortopédico:pés planos e cavos, joelho valgo ou varo, joanetes, escoliose, dor cervical, dor dorsal, entre outros.
    • Neurológico:hérnia de disco e labirintite.
    • Reumatológico:artrites, artrose, bursite, tendinite, entre outros.
    • Respiratório:asma, bronquite, entre outros.
    • Somáticos:stress, distúrbios circulatórios e digestivos, entre outros.