• Categoria Dicas, Sem categoria | 17/03/2014

    Insônia!!! Baixa o raciocínio, engorda e deprime.

    POSTADO POR Fabio Costa

    No ultimo post tive a ideia de chamar um amigo pra falar sobre um tema que ele dominava, o resultado foi tão positivo que nesse post, pedi a meu amigo e medico Dr. Gabriel Almeida da Workoutclinic (71-32724921) que é especialista em modulação hormonal e terapia Ortomolecular pra falar sobre insônia, mal que me atingia e que hoje estou curado!

    Um sono bom, reparador é essencial para um envelhecimento saudável. Pacientes com insônia apresentam níveis elevados de citocinas pró inflamatórias, dentre elas interleucina 6 e TNF(V gontzas AN et al 2005). Este estado de inflamação crônica acelera o processo de envelhecimento e facilita o surgimento de patologias. Com o envelhecimento o sono passa a ser menos reparador. Nos idosos há diminuição da fase 4 do sono(sono delta) que é o sono profundo e reparador.
    Muitos pensam que as pessoas mais velhas precisam de menos horas de sono, no entanto, não há nenhuma evidencia para apoiar essa crença. O fato dos idosos dormirem menos do que os adultos jovens podem refletir sua incapacidade ao invés de suas necessidades.image
    O hormônio importante para regulação do sono chama-se MELATONINA, produzido por uma glândula chamada pineal. O declínio da produção da melatonina justifica os disturbios do sono que ocorrem com o passar dos anos. O declínio da produção de melatonina é também responsável por declínio na imunidade resultando no aumento da incidência de câncer e doenças infecciosas.
    O primeiro passo para um sono adequado é implementar uma boa higiene do sono: ambiente completamente escuro e tranquilo, evitar cafeína ou outros estimulantes( incluindo nicotina),evitar chocolate antes de deitar, manter um cronograma deitar-acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana. Praticar atividade física no período da manhã, evitar cochilos durante o dia, não levar trabalhos para o quarto, manejo do stress, considerar comer alimentos ricos em triptofano antes de dormir(cereais integrais com leite, iogurte com frutas frescas), limitar a ingesta alcoólica( o álcool pode acelerar o início do sono, mas as evidencias sugerem que ele interfere no sono profundo(American Academy of Family Physicians 2005; Jefferson CD et al 2005; Landolt et al 2000). Evitar uso de drogas chamadas ansiolíticas( diazepam, lexotam, bromazepam, etc.) Com o tempo o paciente precisará de mais e mais dessas medicações para conseguir dormir, além de que muitos desses medicamentos causam dependência, no sentido que o paciente perde a capacidade de dormir sem elas.
    O uso de MELATONINA é uma excelente opção.
    benefícios do uso da melatonina são:
    1. Potente Antioxidante( o mais poderoso neutralizador dos radicais livres do tipo hidroxila conhecido até o momento. Mais potente que o Glutation e a Vitamina E

    2. Aumenta a capacidade imunológica
    3. Neutraliza as toxinas cerebrais (neuroprotetor)
    4. Protege o DNA nuclear e das mitocondrias
    5. Atividade anti carcinogênica
    6. Retarda o envelhecimento
    7 otimiza as funções tireoidianas
    8. Mantêm e restaura a responsividade dos receptores para hormônios anabólicos.
    9. Auxilia no emagrecimento(elevação do glucagon e melhorar a sensibilidade do receptor de Leptina-saciedade precoce)
    10. Aumenta a produção de GH
    11. Regulariza o rítimo sono vigília(melhora a qualidade do sono)