• Categoria MMA | 5/03/2014
    Untitled

    MMA para Crianças, Pode?

    POSTADO POR Fabio Costa

    Não só pode como deve! A atividade de MMA bem orientada respeitando o controle lúdico e os limites da criança traz benefícios inigualáveis. Em minhas viagens acompanhando atletas de MMA tive a oportunidade de conhecer diversos profissionais que trabalham com crianças dentre eles me impressionei com o programa Cardio MMA Kids  que Diogo Souza Preparador Físico de Alto Rendimento Especializado em Exercício Físico Aplicado a Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais me mostrou e pedi que ele falasse um pouco aqui.

    “A regularidade da prática de exercícios físicos, quando realizada sob a supervisão de um profissional, pode proporcionar inúmeros benefícios para seus praticantes. Dentre eles podemos destacar:

    - Controle ou redução do peso corporal;

    - Melhora do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório;

    - Ajuda na prevenção e reabilitação de lesões;

    - Tem a possibilidade de desenvolver inúmeras capacidades físicas como: Força, Potência, Velocidade, Resistência, Agilidade e Flexibilidade.

    Ao descrevermos os benefícios acima, parece termos em mãos uma fórmula simples para uma vida ativa e saudável, mas a nossa realidade, infelizmente, ainda é outra. O número de pessoas sedentárias ainda é alto, e cada vez mais, devemos criar alternativas para reverter esta situação.

    Trabalho com treinamento esportivo há mais oito anos, e pude notar, que independente do objetivo de cada individuo, do bem-estar ao alto rendimento, é necessário construirmos um lastro de treinamento, para fortalecermos e estruturarmos o corpo humano, e esta prática deve começar desde a infância.

    IMG_5418

    Com a implantação do Programa Cardio MMA Kids em academias, clubes esportivos e studios de treinamento e a formação de uma equipe composta por profissionais de educação física que tenham graduação a experiência em alguma arte marcial, pudemos levar as pessoas, um maior contato com a preparação física de alto rendimento para atletas de MMA. Dentro do cronograma semanal parte do tempo é reservada para a preparação física de alto rendimento com atletas de MMA, Jiu Jitsu e Grappling.  

    O que esses praticantes têm em comum com a preparação dos atletas de alto rendimento? Muito. Encontramos fãs do MMA em todas as faixas etárias, mas em muitos casos, tiveram experiências mal sucedidas em um primeiro contato com a arte marcial e por sua vez abandonaram a prática de maneira precoce. E quando trabalhamos com seriedade, como é o caso de muitos profissionais que conheço, podemos pensar em reverter os números do sedentarismo. Uma das curiosidades que justifica a definição acima é quanto a população do Cardio MMA private. Boa parte das praticantes estão na terceira idade e necessitam de um trabalho preventivo ou com foco em reabilitação. O acompanhamento do treinamento delas é feito de forma multidisciplinar, e o contato com neurologistas, ortopedistas, entre outros, é feito continuamente..”