O que é dor de Facão?

Postado por Dr.Fábio Costa

            ‘’Dor nos Flancos’’, popularmente conhecida como ‘’dor lateral’’ ou ‘’dor de Facão’’.

 

 

Ao praticar corrida, caminhada ou treino é comum sentir uma fisgada na região lateral do abdômen, abaixo das costelas. Essa dor muscular que provoca em alguns casos, a interrupção da atividade física, até que o incômodo cesse, é denominada ‘’Dor nos Flancos’’, popularmente conhecida como ‘’dor lateral’’ ou ‘’dor de Facão’’.

A Dor Lateral surge quando acontecem pequenos rompimentos das fibras musculares, oriundos de um esforço, ao fazer exercícios intensos ou prolongados. Pesquisas apontam que aproximadamente 75% dos indivíduos que praticam corrida, sentem ou já sentiram a dor de lado, então, pode ficar tranquilo que isso não acontece só com você!

A baixa oxigenação do sangue e a respiração pela região da boca são algumas causas que provocam a dor no flanco. Para evitar esse tipo de dor recomenda-se uma boa alimentação, aumento gradativo da atividade realizada e, fortalecer a musculatura abdominal e lombar.

 

Causas da dor de Facão

 

A dor na lateral do abdômen está associada com á pratica de atividade física e para que você entenda melhor sobre o assunto, listamos quais são as principais causas relacionadas a esse tipo de dor muscular:

  1. Impacto no fígado causado pela movimentação da estrutura física;
  2. Passagem de ar no estômago;
  3. Insuficiência de oxigênio no diafragma;
  4. Dose extra de sangue que sobrecarrega o baço;
  5. Postura inadequada;
  6. Ausência de condicionamento físico.

 

Como evitar a dor de lado?

Existem algumas formas de evitar a dor de lado como: aceitar os limites do corpo, aumentar gradativamente o treino, até que o corpo se acostume com o esforço físico, aquecer antes da atividade física, evitar ingerir alimentos pesados demais, diminuir a respiração pelo nariz, praticar treino funcional ou musculação, melhorar a postura ao caminhar ou correr e, fortalecer a região abdominal.

 

Benefícios da Atividade Física

Praticar atividade física regularmente trás vários benefícios tanto para o corpo, quanto para a mente humana. Essa prática fortalece os ossos, contribui para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, melhora o diabetes, diminui o colesterol e o risco de morte por doenças do coração, além de auxiliar no tratamento da depressão. É importante destacar que para praticar um exercício físico, é indicado acompanhamento de um profissional qualificado, como: médico, fisioterapeuta ou preparador físico.

 

*Com informações dos sites: Terra, Minha Saúde e Tua Vida.

 

Mais Notícias

Prática Esportiva

https://traumatologiaesportiva.com.br/pratica-esportiva/

Entorse,contusão e luxação

https://traumatologiaesportiva.com.br/entorse-contusao-e-luxacao/

Estiramento Muscular

https://traumatologiaesportiva.com.br/estiramento-muscular/

Stand Up paddle

https://traumatologiaesportiva.com.br/stand-up-paddle/

Veja alguns dos nossos artigos

Infiltração Medicamentosa

  A infiltração Medicamentosa consiste em aplicar uma injeção com medicamentos corticoides, anestésicos ou ácido hialurônico para tratar lesões, inflamações ou reduzir a dor. Este procedimento é feito, na maioria das vezes, em articulações como joelho, coluna, quadril, ombro ou pé, apesar de também poder ser feito em músculos ou tendões. O objetivo da infiltração é tratar a doença no local […]

Osteoartrite

  Conhecida popularmente como artrose, a osteoartrite é uma patologia que acomete as articulações, caracterizada pela degeneração das cartilagens, acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. A osteoartrite é a mais comum das doenças reumáticas: 80% a 90% das pessoas acima de 40 anos já mostram sinais de osteoartrite ao realizar um raio-X. Mulheres e homens são […]

Osteoporose

  A osteoporose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada como um dos maiores problemas de saúde no mundo. É uma doença esquelética caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração dos ossos, com consequente aumento da sua fragilidade e suscetibilidade à fratura. A Osteoporose acomete ambos os sexos, no entanto, é mais comum […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram