O que é dor de Facão?

Postado por Dr.Fábio Costa

                                    ‘’Dor nos Flancos’’, popularmente conhecida como ‘’dor lateral’’ ou ‘’dor de Facão’’.

 

 

Ao praticar corrida, caminhada ou treino é comum sentir uma fisgada na região lateral do abdômen, abaixo das costelas. Essa dor muscular que provoca em alguns casos, a interrupção da atividade física, até que o incômodo cesse, é denominada ‘’Dor nos Flancos’’, popularmente conhecida como ‘’dor lateral’’ ou ‘’dor de Facão’’.

A Dor Lateral surge quando acontecem pequenos rompimentos das fibras musculares, oriundos de um esforço, ao fazer exercícios intensos ou prolongados. Pesquisas apontam que aproximadamente 75% dos indivíduos que praticam corrida, sentem ou já sentiram a dor de lado, então, pode ficar tranquilo que isso não acontece só com você!

A baixa oxigenação do sangue e a respiração pela região da boca são algumas causas que provocam a dor no flanco. Para evitar esse tipo de dor recomenda-se uma boa alimentação, aumento gradativo da atividade realizada e, fortalecer a musculatura abdominal e lombar.

 

Causas da dor de Facão

 

A dor na lateral do abdômen está associada com á pratica de atividade física e para que você entenda melhor sobre o assunto, listamos quais são as principais causas relacionadas a esse tipo de dor muscular:

  1. Impacto no fígado causado pela movimentação da estrutura física;
  2. Passagem de ar no estômago;
  3. Insuficiência de oxigênio no diafragma;
  4. Dose extra de sangue que sobrecarrega o baço;
  5. Postura inadequada;
  6. Ausência de condicionamento físico.

 

Como evitar a dor de lado?

Existem algumas formas de evitar a dor de lado como: aceitar os limites do corpo, aumentar gradativamente o treino, até que o corpo se acostume com o esforço físico, aquecer antes da atividade física, evitar ingerir alimentos pesados demais, diminuir a respiração pelo nariz, praticar treino funcional ou musculação, melhorar a postura ao caminhar ou correr e, fortalecer a região abdominal.

 

Benefícios da Atividade Física

Praticar atividade física regularmente trás vários benefícios tanto para o corpo, quanto para a mente humana. Essa prática fortalece os ossos, contribui para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, melhora o diabetes, diminui o colesterol e o risco de morte por doenças do coração, além de auxiliar no tratamento da depressão. É importante destacar que para praticar um exercício físico, é indicado acompanhamento de um profissional qualificado, como: médico, fisioterapeuta ou preparador físico.

 

*Com informações dos sites: Terra, Minha Saúde e Tua Vida.

Veja alguns dos nossos artigos

Tendinite Patelar: Lesão no joelho

      Descoberta em 1973 pelo Médico Blazina, a Tendinite Patelar, conhecida popularmente como ‘’Joelho de Saltador’’, é uma patologia que acomete principalmente atletas que praticam esportes de alto impacto como Ginástica Artística, Basquete, Vôlei, Corridas de Rua, Futebol, entre outros. A Tendinite do Saltador compromete o tendão patelar, que liga a patela, ao […]

Tendinite

O que é Tendinite?   Tendinite é um termo que sempre remete a ideia de LER (lesão por esforço repetitivo) e sempre pensamos em digitadores, ou quem trabalhas em áreas afins. Na verdade essa patologia é muito comum em tenistas especificamente no cotovelo. Um colega Dr. Rogério Teixeira que atuou junto a Seleção Brasileira de […]

Bike Indoor

    Nos anos 90 surgiu o Spinning ou Bike Indoor, um programa de treinamento físico em bicicleta estacionária. Especialmente construída para simular as situações vividas de um ciclista na estrada, criada por Johnny G. e, patenteado pela empresa americana Mad Dogg Athletics. O equipamento tem como característica principal rodas pesadas, guidão e selim ajustáveis. […]