Artroscopia

Postado por Dr.Fábio Costa

Artroscopia é um método cirúrgico que possibilita aos médicos observarem a parte interna de uma articulação, utilizando o artroscópio. Especialistas do esporte utilizam esse procedimento para diagnosticar, tratar, prevenir lesões esportivas e doenças, por meio de incisões minimamente invasivas. No procedimento da artroscopia é inserido o artroscópio na região do problema, através de um corte pequeno, denominado portal.

Esse equipamento cirúrgico tem uma luz de fibra ótica, uma câmera de vídeo na extremidade e uma lente de aumento, possibilitando que o médico analise a articulação com muitos detalhes. Todas as imagens capturadas pela câmera podem ser vistas por um monitor. A artroscopia é menos invasiva, dolorosa e o tempo de recuperação é mais rápido, esse procedimento é realizado no joelho, ombro, quadril, tornozelo, cotovelo e punho.

Artroscopia e as lesões esportivas

 

Recomenda-se a artroscopia para reparar lesões intra-articulares. Dentre as indicações mais comuns estão os tratamentos:

  •  Lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho
  • Reparo de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro
  • Lesões de cartilagem e impacto do quadril e tornozelo
  • Biópsia de tecidos intra-articulares nas diversas articulações.

A artroscopia poderá ser utilizada como diagnóstico, uma vez que a articulação pode ser “explorada” através do uso de um equipamento cirúrgico, o artroscópio, para identificar uma lesão que não foi possível ser diagnosticada ao paciente realizar o exame físico e outros métodos diagnósticos como exames de imagens como  raio X, tomografia e ressonância magnética.

É importante evitar lesões esportivas através de medidas preventivas antes, durante e depois da prática de exercícios fiscos. Atletas consultem seu médico de forma regular para prevenir, tratar e identificar possíveis lesões.

O diagnóstico precoce de alguma patologia pode evitar uma série de complicações. Procure cuidados médicos adequados caso, identifique alguma lesão esportiva, pois, eles oferecem vários tratamentos como a artroscopia para curar a lesão e protegê-lo de futuras.

Artroscopia e as contraindicações

 

O médico irá indicar a artroscopia de forma individual para cada paciente, além de, discutir as opções de diagnóstico e tratamento que são melhores para você. Cada caso é um caso.

Vale ressaltar que a artroscopia não é indicada em pacientes que apresentam os seguintes sintomas: Infecção, sangramento e ferida na pele, próxima da articulação a ser operada.

Seu médico deverá ser informado se:

  • Tiver alergia a medicamento
  • Estiver fazendo uso de remédios de forma regular
  • Caso haja problemas de saúde
  • Se tiver trombose ou hemorragias
  • Se apresentar Infecção na articulação afetada
  • Se a paciente estiver grávida

Recuperação da artroscopia do joelho

 

O processo de reabilitação após a artroscopia é muito rápido, se compararmos com uma cirurgia de joelho tradicional, o período de recuperação leva em média de 4 a 6 semanas. É imprescindível que você siga as orientações do seu ortopedista para não cometer excessos e ter complicações ao retornar para a casa, como: manter a perna elevada, aplicar o gelo para aliviar o inchaço e a dor, mantenha a área da cirurgia sempre limpa e seca.

A maioria dos pacientes necessita de muletas depois da cirurgia artroscópica. O cirurgião decidirá quando é seguro deixar de usá-las. O médico vai prescrever os medicamentos para minimizar dores e o desconforto após a cirurgia.

É importante exercitar seu joelho durante várias semanas após a cirurgia. Isso irá restaurar a amplitude de movimento e fortalecer os músculos da perna e joelho. Os exercícios terapêuticos desempenham um papel importante na forma como você se irá recuperar. Um programa de fisioterapia formal pode melhorar o seu resultado final.

 

*Com informações dos sites: Minha Vida, Tua Saúde e Fisio Informa.

Mais Notícias

Condromalacia Patelar

https://traumatologiaesportiva.com.br/condromalacia-patelar/

Tendinite Patelar

https://traumatologiaesportiva.com.br/tendinite-patelar-lesao-no-joelho/

Fisioterapia

https://traumatologiaesportiva.com.br/fisioterapia-conheca-algumas-tecnicas/

Dor no Joelho

https://traumatologiaesportiva.com.br/dor-no-joelho/

Veja alguns dos nossos artigos

Artrite Reumatoide

  Doença de origem crônica e autoimune, a artrite reumatoide destrói de forma progressiva a membrana que reveste as articulações. Essa doença atinge cerca de 2 milhões de brasileiros e pode levar à incapacidade e até à morte. A Atrite Reumatoide não possui causas definidas, atinge primeiro as articulações das mãos e dos punhos, mas […]

A idade dos seus joelhos

  Com o avanço da idade, é normal que surjam problemas nos ossos e articulações. Uma das reclamações mais recorrentes são as dores no joelho. Além da limitação para caminhar, elas dificultam o dia a dia, causando desconforto e privações na terceira idade. Ao longo da vida, e, sobretudo após os 60 anos, quedas, sobe e desce […]

O que Musculação, Emagrecimento, Artrose e Condropatia tem a ver?

  Muitos podem se perguntar: o que esses quatro temas têm a ver uns com os outros? Vou explicar de forma simples. A artrose, em especial do joelho, tem como um dos principais fatores de agravo o excesso de peso. Não só pelo fato de quanto maior o peso no joelho é pior, quanto pelo […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram