Artrose : desgaste das articulações

Postado por Dr.Fábio Costa

             O tratamento para artrose pode ser feito com medicamentos, fisioterapia e cirurgia

 

Muita gente diz por aí que o esporte pode causar um desgaste precoce das articulações, o que na linguagem médica chamamos de artrose. Esta é uma condição que realmente pode acontecer, mas até que ponto as histórias sobre este tema são verdades?

O futebol pode fazer com que as articulações  possam sofrer um desgaste precoce, causando dor no joelho  e quadril, limitação dos movimentos, derrame articular (inchaço) e, em alguns casos, a necessidade de tratamentos cirúrgicos.

Geralmente observamos isto em jogadores que tiveram uma vida profissional competitiva, e os locais mais frequentes de artrose são o quadril e o joelho – o quadril por ser a articulação onde o atleta faz os giros nos momentos dos chutes e o joelho por ser uma articulação muito susceptível a lesões que, se não tratadas adequadamente, levam a artrose.

O joelho é considerado a articulação central do corpo e os meniscos (estruturas que já falamos aqui em outra coluna) são os amortecedores de impacto, daí esta articulação sofrer tanto, a exemplo da tendinite patelar: lesão do joelho.

 

 

Artrose

 

A artrose é o desgaste da cartilagem articular, ou seja, uma camada lisa que recobre os ossos nas articulações e que tem a função de fazer com que o movimento se dê de forma harmoniosa e sem dores. Quando esta articulação começa a se desgastar ela vai formando fissuras, que nos casos mais avançados fazem com que o osso fique exposto, levando a dores, inchaços e dificuldade de mobilização da articulação (casos graves podem até fazer com que a articulação fique completamente rígida).

Claro que este desgaste não ocorre de uma hora para outra, ele vai aumentando com o tempo, sendo uma doença progressiva. Mesmo nos dias de hoje, não existe um tratamento que faça com que a cartilagem desgastada volte a uma situação de normalidade.

A maior parte dos tratamentos para evitar a progressão da artrose, com medicamentos, diminuição de peso e fisioterapia, entre outros. Especificamente na região do joelho, devemos ter cuidado para tratar bem as lesões internas, como as lesões do menisco e do ligamento cruzado anterior.

Hoje se sabe que lesões não tratadas do ligamento cruzado anterior e do menisco podem levar a um quadro de artrose precoce, pois o joelho começa a fazer movimentos excessivos durante o arco de movimento na prática esportiva, e isto vai causar sobrecargas locais ou generalizadas da cartilagem articular.

 

Tratamento cirúrgico definitivo para a artrose

 

O tratamento cirúrgico definitivo para a artrose pode passar desde uma simples artroscopia (procedimento que já comentamos de lesões no menisco), até pela colocação de uma prótese. Ainda existe muita controvérsia no meio médico sobre a prática de esporte depois da colocação de uma prótese interna.

Eu, pessoalmente, recomendo a prática de esportes de menos solicitação, tal como tênis em duplas, em pacientes com próteses de joelho e de quadril, e em alguns casos em particular, o paciente pode jogar partidas de simples desde que não se tenha uma grande movimentação lateral durante os pontos, ou mesmo corridas em linha reta em terrenos macios.

Já o futebol é muito arriscado para o paciente protetizado. Volto a dizer que cada caso deve ser analisado isoladamente, e muitos fatores estão envolvidos, entre eles o peso do atleta e o quanto ele jogará por semana, já que o desgaste da prótese é acelerado com a atividade esportiva.

O melhor de tudo isso é você prevenir a lesão, através de um acompanhamento médico frequente caso você venha a ter dores em articulações com a prática do futebol. Cuidando-se, você pode diagnosticar precocemente as lesões, evitando assim que elas progridam para um desgaste articular grave.

 

*Agradecimento ao Dr. Rogério Teixeira da Silva pela contribuição no texto.

 

Mais Notícias

Condromalacia Patelar

https://traumatologiaesportiva.com.br/condromalacia-patelar/

Entorse,contusão e luxação

https://traumatologiaesportiva.com.br/entorse-contusao-e-luxacao/

Crioterapia

https://traumatologiaesportiva.com.br/crioterapia/

Estiramento Muscular

https://traumatologiaesportiva.com.br/estiramento-muscular/

Veja alguns dos nossos artigos

A idade dos seus joelhos

  Com o avanço da idade, é normal que surjam problemas nos ossos e articulações. Uma das reclamações mais recorrentes são as dores no joelho. Além da limitação para caminhar, elas dificultam o dia a dia, causando desconforto e privações na terceira idade. Ao longo da vida, e, sobretudo após os 60 anos, quedas, sobe e desce […]

O que Musculação, Emagrecimento, Artrose e Condropatia tem a ver?

  Muitos podem se perguntar: o que esses quatro temas têm a ver uns com os outros? Vou explicar de forma simples. A artrose, em especial do joelho, tem como um dos principais fatores de agravo o excesso de peso. Não só pelo fato de quanto maior o peso no joelho é pior, quanto pelo […]

Brasileiros e a Falta de Atividade Física

  Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em 2018, apontou que o brasileiro se exercita menos do que deveria. O levantamento feito com dados coletados nos últimos 15 anos, revelou que praticamente uma em cada duas pessoas em idade adulta (47%) no país, não pratica atividades físicas suficientemente. Entre as mulheres, a ociosidade é […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram