Artrose do Joelho

Postado por Dr.Fábio Costa

                                            Artrose no Joelho: Doença comum que afeta os joelhos e desgasta a cartilagem 

 

Também denominada osteoartrite, a artrose é uma doença caracterizada pela degeneração e inflamação das articulações, causando o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A artrose compromete meniscos, ligamentos, membrana e líquido sinovial- substância transparente e viscosa das cavidades articulares. Embora possa danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, coluna vertebral, joelhos e quadris.

Dados da previdência social apontam que a artrose é a 3ª maior causa de afastamento de trabalho no Brasil, perdendo apenas, para dores nas costas e depressão. Outro dado alarmante revelado pelo Ministério da Saúde, é que a artrose atinge 15 milhões de pessoas no país. No mundo, ela é a 4ª doença que mais diminui a qualidade de vida, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A artrose do joelho, por exemplo, é comumente associada com a obesidade, histórico de lesões repetidas ou cirurgia articular. Podendo ocasionar desvios chamados popularmente de “pernas em alicate” quando o desvio é para fora, ou joelhos em “X” quando o desvio é para dentro. Pesquisas da OMS revelam que cerca de 70% a 80% da população com mais de 65 anos possui a doença. O número de pacientes com o problema cresce ainda mais após os 75 anos de idade, acometendo 85% desta faixa etária.

 

Conheça as Causas da Artrose do Joelho

 

Existem dois tipos principais de artrose de joelho, a artrose primária, que está relacionada ao envelhecimento articular e, ocorre em pessoas mais idosas, geralmente acima de 50 anos. E a artrose secundária pode ocorrer em pacientes mais jovens e está relacionada à fratura, infecção ou alguma cirurgia anterior.

Atividades com movimentos repetitivos realizados de forma incorreta, histórico familiar, deformidades, desalinhamentos, fraquezas musculares, genética, sobrepeso, mau alinhamento dos joelhos, fraturas e até o tabagismo, também são fatores que desencadeiam a artrose.  É importante ressaltar que essa patologia aumenta com a idade e que as mulheres têm o dobro de propensão em comparação com os homens.

 

Sintomas da Artrose do Joelho

 

A dor no joelho após esforços é o principal sintoma da Artrose do Joelho. Além de dores, a artrose provoca no paciente, sintomas como:

  • Rigidez matinal;
  • Presença de estalos ao movimento ou “crepitações”;
  • Inchaço;
  • Perda progressiva da mobilidade;
  • Dificuldade em apoiar a perna no chão;
  • Músculos da coxa mais fracos e mais atrofiados.

Pacientes com artrose do joelho devem consultar sempre um médico ortopedista,para receber todas as informações especificas, pois, existem várias novidades e tratamentos de última geração.

 

Artrose do Joelho e a Infiltração Articular

 

Um estudo realizado por pesquisadores do Tufts Medical Center, em Boston, nos Estados Unidos, publicado na revista médica internacional ‘’Annals Of Internal Medicine’’, concluiu que o melhor tratamento não cirúrgico para artrose do joelho, é a infiltração articular chamada de Viscossuplementação, de uma combinação de dois tipos de medicamentos: ácido Hialurônico e um antiinflamatório.

O estudo comparou 10 tratamentos clínicos mais comuns para artrose do joelho, prescritos pelos médicos nos Estados Unidos, e a injeção articular dos dois tipos de medicamentos citados, foi a que mais diminuiu a dor por um período maior de tempo, dando mais satisfação aos pacientes.

A artrose, como sabemos, é uma doença que ainda não tem cura e, cujos tratamentos visam aliviar os sintomas e diminuir a velocidade da degeneração da cartilagem, postergando e de preferência, evitando um procedimento mais ‘’agressivo’’, como uma cirurgia de prótese. Como cada caso tem suas particularidades, somente um médico especialista, depois de estudar cada paciente, poderá indicar os medicamentos, as doses e a frequência das aplicações.

 

Tratamentos para Artrose do Joelho

 

  • Fisioterapia: exercícios de ​fisioterapia são importantes para fortalecer a musculatura;
  • Cirurgia: costuma ser indicada apenas em último caso se os tratamentos anteriores não trouxerem resultados;
  • Medicamentoso: o especialista poderá receitar remédios antiinflamatórios e analgésicos, para aliviar a ​dor no joelho e o inchaço;
  • Infiltração com plasma rico em plaquetas: essa técnica é realizada pela coleta do sangue do paciente.Mas ainda em fase de experimentação no Brasil;
  • Órteses: são dispositivos que ajudam a manter as articulações alinhadas e funcionar da forma correta;
  • Acupuntura: quando aliada ao tratamento com ​fisioterapia para artrose do joelho​, os resultados de melhora chegaram próximos a 80%, uma vez que a acupuntura age no alivio da dor e a ​fisioterapia ​no fortalecimento da musculatura.

 

Como prevenir a artrose do joelho?

 

A artrose pode ser prevenida através da adoção de hábitos saudáveis, tais como: vigiar o peso, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com frequência e evitar aquelas que sobrecarregam as articulações. A prática de exercícios com fortalecimento muscular ou de baixo impacto tal como bicicleta, também contribui para a prevenção.

 

Atenção: Esse artigo é informativo, por isso, não deve substituir uma consulta médica. Os conteúdos deste site não devem ser utilizados para automedicação e autodiagnóstico.

 

Com informações dos sites: Tua Saúde, Minha Vida, Rede Humaniza e Instituto recupera.

 

Mais Notícias

Prática Esportiva

https://traumatologiaesportiva.com.br/pratica-esportiva/

Entorse,contusão e luxação

https://traumatologiaesportiva.com.br/entorse-contusao-e-luxacao/

Lesão do Menisco

https://traumatologiaesportiva.com.br/lesao-do-menisco/

Condromalacia Patelar

https://traumatologiaesportiva.com.br/condromalacia-patelar/

Veja alguns dos nossos artigos

Lesões ligamentares do joelho

O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes. As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. Isso […]

Artrose do Joelho

  Também denominada osteoartrite, a artrose é uma doença caracterizada pela degeneração e inflamação das articulações, causando o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A artrose compromete meniscos, ligamentos, membrana e líquido sinovial- substância transparente e viscosa das cavidades articulares. Embora possa danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente […]

Entorse de tornozelo

    A Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos.  A maneira mais comum de ocorrer à entorse de tornozelo é “virar o pé para dentro” (em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram