Atividade Física

Postado por Dr.Fábio Costa

 

                                    A atividade física é indispensável para a melhoria da saúde e prevenção de doenças

 

Praticar atividade física proporciona benefícios para indivíduo. O exercício físico é uma das principais medidas de prevenção de doenças cardíacas, controla o peso, auxilia na pressão arterial e do nível de açúcar no sangue, diminui o estresse e muito mais.

Ao extinguir o sedentarismo, o individuo diminui as chances de desenvolver doenças que são as principais causas de morte em nosso país como: infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e câncer.

O sedentarismo no Brasil é um problema que tem chamado atenção. Pesquisas recentes apontam que os brasileiros gastam menos calorias por dia. Isso deixa claro porque o sedentarismo afetaria em logo prazo 70% das pessoas, mais que o tabagismo, hipertensão, diabetes e o colesterol. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.

 

Benefícios da atividade física

 

Exercícios físicos realizados de forma regular geram benefícios para o organismo, melhora a força, flexibilidade, fortalece ossos e articulações. Todos esses fatores ajudam na prevenção e controle de doenças, reduzindo assim, a mortalidade associada a elas.

 

 

No que se refere à saúde mental, a atividade física contribui para a melhora do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que ajuda na capacidade de lidar com o estresse e auxilia na recuperação da auto-estima.

É importante salientar, que não é necessária a prática muito intensa de exercícios físicos, para garantir benefícios para a saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo, é uma média de 200 kcal/dia.

 

A escolha da atividade física

 

É importante que o indivíduo leve em consideração os seguintes fatores na escolha da atividade física ideal:

  • Preferência pessoal:  não adianta iniciar uma atividade se a pessoa não se sentir bem praticando determinada atividade física;
  • Aptidão necessária:alguns exercícios dependem de habilidades específicas;
  • Risco associado à atividade: alguns tipos de exercícios podem associar-se a alguns tipos de lesão.

 

Atividade física e o acompanhamento do profissional

 

A realização de qualquer atividade física deve ser indicada e acompanhada por um profissional qualificado como:

  • Médicos;
  • Fisioterapeutas;
  • Profissionais de educação física.

Além disso, é preciso adotar uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e fibras, dê preferência por carnes grelhadas, evite doces e hidrate-se.

A prática esportiva aumenta a longevidade, melhora o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afeta de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio e convívio social.

O que isso quer dizer? Há uma melhora significativa da sua qualidade de vida! O que precisamos ressaltar é o investimento contínuo no futuro, a partir do qual as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas no seu dia-a-dia. A palavra de ordem é MOVIMENTO.

 

 

*Com informações dos sites: Boa Saúde e Folha de São Paulo

 

 

Mais Notícias

Check-Up Esportivo

https://traumatologiaesportiva.com.br/check-up-esportivo/

Crioterapia

https://traumatologiaesportiva.com.br/crioterapia/

Lesão Muscular

https://traumatologiaesportiva.com.br/lesao-muscular/

Musculação x perda de peso

https://traumatologiaesportiva.com.br/musculacao-perda-de-peso/

Veja alguns dos nossos artigos

Artrite Reumatoide

  Doença de origem crônica e autoimune, a artrite reumatoide destrói de forma progressiva a membrana que reveste as articulações. Essa doença atinge cerca de 2 milhões de brasileiros e pode levar à incapacidade e até à morte. A Atrite Reumatoide não possui causas definidas, atinge primeiro as articulações das mãos e dos punhos, mas […]

A idade dos seus joelhos

  Com o avanço da idade, é normal que surjam problemas nos ossos e articulações. Uma das reclamações mais recorrentes são as dores no joelho. Além da limitação para caminhar, elas dificultam o dia a dia, causando desconforto e privações na terceira idade. Ao longo da vida, e, sobretudo após os 60 anos, quedas, sobe e desce […]

O que Musculação, Emagrecimento, Artrose e Condropatia tem a ver?

  Muitos podem se perguntar: o que esses quatro temas têm a ver uns com os outros? Vou explicar de forma simples. A artrose, em especial do joelho, tem como um dos principais fatores de agravo o excesso de peso. Não só pelo fato de quanto maior o peso no joelho é pior, quanto pelo […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram