Check-Up Esportivo

Postado por Dr.Fábio Costa

 

                         O check-up esportivo deve fazer parte da rotina de quem pratica atividade física.

 

Pessoas sedentárias, que vão iniciar algum exercício físico deverão passar por uma avaliação médica detalhada, conhecida como Check- Up esportivo, para ter a devida liberação de um especialista, para praticar atividade física.

Nesse artigo você vai ficar sabendo tudo sobre o exame Check- Up esportivo. O que é? Quem deve fazer? E outras informações você confere agora.

Quem deve fazer o Check- up esportivo?

 

Especialistas recomendam o Check-Up esportivo tanto para os praticantes ocasionais, quanto para os praticantes assíduos. É importante antes de iniciar qualquer pratica física, seja ela, moderada ou intensa, realizar o Check-Up esportivo.  Médicos reforçam que é essencial manter o corpo em atividade, contudo,  é recomendado checar se está apto para realizar exercícios.

Quando fazer Check- Up esportivo?

 

O Check-Up esportivo é indicado para aqueles que não praticam exercícios físicos há muito tempo, ou vai fazer alguma atividade pela primeira vez. Existem outras situações que é obrigatória a realização do Check- Up esportivo. Confira abaixo:

  • Asma;
  • Doença pulmonar;
  • Diabetes;
  • Artrite;
  • Patologias do fígado ou dos rins;
  • Pessoa com excesso de peso ou obesidade;
  • Pessoa com níveis elevados de colesterol, entre outros.

Quem realiza Check- Up esportivo?

 

O exame conhecido com Check-Up esportivo deverá ser realizado por um especialista em Medicina Esportiva. O médico será capaz de avaliar sua habilidade desportiva, orientar e adequar ás suas necessidades e objetivos.

 

 Como é o exame Check-Up esportivo?

 

O Check- Up esportivo varia de acordo com a necessidade de cada pessoa. O exame mais simples é o eletrocardiograma e a consulta médica.

O  Check-Up personalizado conta com uma consulta inicial de avaliação e exames específicos, de acordo com o exercício físico que a pessoa pretende realizar.

Agende uma consulta com seu médico e informe qual atividade física deseja fazer, é ele quem irá definir quais exames você precisará fazer e, qual tipo de Check- Up esportivo será indicado para seu caso.

 

 

*Com informações do site Saúde Melhor

 

Mais Notícias

Têns de Corrida

https://traumatologiaesportiva.com.br/tenis-de-corrida/

Crossfit

https://traumatologiaesportiva.com.br/crossfit-riscos-e-beneficios/

Exercício Físico na Infância

https://traumatologiaesportiva.com.br/exercicio-fisico-deve-comecar-na-infancia/

Água e atividade Física

https://traumatologiaesportiva.com.br/agua-e-atividade-fisica/

Veja alguns dos nossos artigos

Lesões ligamentares do joelho

O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes. As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. Isso […]

Artrose do Joelho

  Também denominada osteoartrite, a artrose é uma doença caracterizada pela degeneração e inflamação das articulações, causando o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A artrose compromete meniscos, ligamentos, membrana e líquido sinovial- substância transparente e viscosa das cavidades articulares. Embora possa danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente […]

Entorse de tornozelo

    A Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos.  A maneira mais comum de ocorrer à entorse de tornozelo é “virar o pé para dentro” (em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram