Como evitar lesões na academia

Postado por Dr.Fábio Costa

                                                                      Evite Lesões na academia

 

 

 

Treino na Academia e os perigos para o Joelho: Os exercícios dentro da academia, quando bem orientados, trazem muitos benefícios. Isso todo mundo já sabe, e cada vez mais, a busca por profissionais habilitados para a prescrição do treino, vem prevenindo as lesões na academia.

Por outro lado, a busca pelo corpo perfeito pode trazer consequências graves e irreversíveis ao organismo. Gostaria de abordar alguns exercícios na musculação, que no meu ponto de vista, são os exercícios mais “perigosos”, para os nossos joelhos.

Utilizei o termo entre aspas, pois, o que vou abordar, serve para pessoas que possuem um nível de treinamento de iniciante ou intermediário, e, principalmente, pessoas que já possuem alguma lesão no joelho (principalmente a condromalácia Patelar) ou queixa de dor. Em atletas profissionais, de alto rendimento e, praticantes de atividade com um nível avançado, as orientações mudam.

Atenção! Independente do seu nível de atividade na academia procure sempre um especialista em trauma do esporte que os riscos de uma lesão com certeza diminuirão.

Todas as orientações abaixo foram baseadas na biomecânica do movimento do joelho, levando em conta as angulações que podem aumentar as chances de lesão e a especificidade de cada exercício.

Por exemplo: o exercício de agachamento trabalha primariamente os músculos anteriores da coxa e, secundariamente os músculos glúteos e abdome. Como já foi citado anteriormente, pessoas que possuam queixa de dor no joelho  ou lesão no joelho, devem evitar ultrapassar esses limites da biomecânica, para tentar ter um pequeno ganho para os músculos secundários. E isto, serve para outros exercícios dos membros inferiores.

 

Evite lesão do joelho na academia:

 

  • Agachamento:  evite agachamentos com amplitudes de flexão do joelho maiores do que 90 graus. Entre 70 e 90 grau de flexão é quando o músculo anterior da coxa atinge o seu torque máximo (força máxima). Acima dessa angulação, que acaba sofrendo, é a articulação da patela, que tende a aumentar a pressão e causar lesão da cartilagem.

 

 

 

  • Cadeira extensora: neste aparelho, a maior pressão atingida na patela ocorre entre 45 – 50 graus de flexão. Recomendo, que o exercício seja feito entre 90 – 60 graus ( curto em baixo) e de 30 -0 graus ( curto em cima).Para as cargas, quanto mais próximo do joelho estendido, menos força conseguimos suportar, por isso, importante diminuir as cargas.
  • Leg press 45 graus:para trabalho primário do quadríceps, vejo esse exercício como o mais perigoso e negligenciado. O grau máximo de flexão do joelho não deve ultrapassar os 60 graus, por dois motivos: sobrecarga na patela e principalmente na coluna lombar. Muito cuidado também com as cargas neste aparelho, como alguns de vocês já devem ter presenciado algumas situações inusitadas na academia, como quando você precisa de anilhas e elas estão todas neste aparelho.

 

 

*Com informações:  Dr. Daniel Carvalho  e site Ortopedia do Esporte

 

Mais Notícias

Bike Indoor

https://traumatologiaesportiva.com.br/bike-indoor/

Musculação x perda de peso

https://traumatologiaesportiva.com.br/musculacao-perda-de-peso/

Prática Esportiva

https://traumatologiaesportiva.com.br/pratica-esportiva/

Mitos e verdades em lesões esportivas

https://traumatologiaesportiva.com.br/mitos-e-verdades-em-lesoes-esportivas/

 

Veja alguns dos nossos artigos

Lesões ligamentares do joelho

O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes. As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. Isso […]

Artrose do Joelho

  Também denominada osteoartrite, a artrose é uma doença caracterizada pela degeneração e inflamação das articulações, causando o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A artrose compromete meniscos, ligamentos, membrana e líquido sinovial- substância transparente e viscosa das cavidades articulares. Embora possa danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente […]

Entorse de tornozelo

    A Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos.  A maneira mais comum de ocorrer à entorse de tornozelo é “virar o pé para dentro” (em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram