Contusões

Postado por Dr.Fábio Costa

              Contusões são lesões provocadas por pancadas, sem a presença de ferimentos abertos

 

Vendo o time do Bahia correr como esta correndo, lembrei de escrever esta coluna com um tema que tem estado muito em moda: Clube de corrida. Esses clubes são o grande “bum” do esporte nos últimos meses e cada vez mais adeptos a corrida, começam a frequentá-los. Vamos falar um pouco sobre as lesões deste esporte e como evitá-las.

 

 

A maioria dos corredores já passou por algum tipo de contusão como a canelite: lesão que mais atinge os corredores. Elas são quase parte do jogo. Corra um pouco, mais rápido ou por uma distância mais longa do que você está acostumado e, irá se deparar com uma dor que te acompanhará por um tempinho.

 

Como Evitar contusões

 

Felizmente, a maioria das contusões não são sérias. Coisa simples que após alguns dias de descanso, passa, e você pode voltar à sua rotina. Apesar disso, o melhor, em primeiro lugar, é que você não sofra uma lesão.

“Impossível”, você diz? Nem tanto. Se você adotar os princípios desse artigo, terá uma chance razoável de correr são e salvo por um bom tempo.

Primeiro: Procure instrução especializada para iniciar sua atividade. Hoje, em Salvador, temos vários grupos de corrida que fazem um trabalho bem orientado com educadores físicos, fisiologistas e outros.

Conheço alguns, como: Triplaforma. Moviment Club, ou mesmo grandes academias de ginástica como: Paulo Meira, Espaço Vital, Hortoplace, que tem em seu quadro, profissionais especializados que na verdade só trazem segurança para os corredores.

Procure sempre fazer uma avaliação física antes de iniciar treinamento esportivo, pois este será o guia do seu treinador e o seu parâmetro para saber se está evoluindo.

 

Contusão e a avaliação dos atletas

 

Conversando com Alexandre Dortas, fisiologista do nosso Tricolor, ele me mostrou um trabalho de avaliação que ele faz com os atletas do Bahia e que disponibiliza em sua clínica IMED, onde consegue dar um retrato perfeito do estado do atleta e do que ele precisa:

Siga um caminho plano e reto: As superfícies apropriadas para uma corrida são firmes (mas não muito duras), planas (sem desníveis) e desprovidas de qualquer tipo de obstáculo ou buraco.

Geralmente, as estradas e grandes avenidas são bons lugares para correr, mas lembre-se que muitas delas, principalmente no Brasil, são ligeiramente arqueadas para que a água da chuva escorra pelas beiradas até o bueiro.

Essa inclinação faz com que seus dois pés atuem sobre planos diferentes, o que é extremamente prejudicial à sua coluna. Então, trace um mapa das ruas mais planas que você conhece, eliminando as mais arqueadas e irregulares de seu caminho.

 

Contusão: superfícies não-aconselháveis

 

Calçadas: Fique longe das calçadas, a não ser que você esteja passando por uma região com tráfego intenso e tenha que sair da rua. As calçadas são irregulares e o concreto é muito mais duro que o asfalto. E como a maioria das calçadas não é padronizada, você estará se sujeitando a um percurso com diversos tipos de piso, o que resulta em contusão na certa.

Além disso, existem pedestres, camelôs, placas publicitárias.  Enfim, uma série de obstáculos que podem interferir em seu rendimento. Lembre-se que quando falo de calçadas, não são os chamados “calçadões”, que foram preparados para corredores. Além disso, tenham o respeito às ciclovias, pois o ciclista muitas vezes pode causar a vocês um acidente sério.

Gramados: Por ser macios, você pode pensar que grandes áreas gramadas podem ser bons lugares para correr.

Se a superfície desse gramado for muito irregular, os músculos e tendões dos seus pés e pernas tendem a ser forçados a trabalhar mais fortemente do que eles trabalhariam num curso mais plano, aumentando assim a possibilidade de contusão.

Não estou dizendo que não corram na grama, afinal futebol é jogado na grama, mas que selecionem qual o gramado que melhor se adaptará a esta prática, pois mesmo no futebol o gramado muitas vezes é o principal vilão de uma contusão.

Trilhas: As trilhas até oferecem uma superfície firme (não muito dura), mas o excesso de curvas força seus músculos frequentemente, aumentando o risco de lesões. Quanto menos você altera seu percurso, menos chance terá de se contundir. A trilha hoje é um esporte específico, não ache que por você ser corredor conseguirá fazer uma trilha numa boa.

Praias: Algumas praias não são bons lugares para correr. Geralmente, a areia é muito fofa o que torna o percurso extremamente desnivelado. E, como já foi dito, o desnível do solo faz com que suas pernas trabalhem em planos diferentes, prejudicando sua coluna.

Na Bahia temos este grande problema, pois as praias são muito inclinadas.Essas são apenas algumas dicas que poderão lhe ajudar a prevenir uma lesão.

 

Saiba como prevenir Contusões

 

O ideal é  prevenir a contusão: tais como respeitar os limites de seu corpo e treinar sempre na frequência cardíaca adequada. Sem falar na necessidade de se fazer um bom aquecimento e alongamento antes e depois de cada corrida.

Além disso, é fundamental fazer um trabalho associado de musculação, pois seus músculos serão solicitados além do limite normal deles. Instruções simples, mas significativas na prevenção de lesões que podem evitar muita ”dor de cabeça”.

 

Por: Dr.Fábio Costa

 

Mais Notícias

Tendinite

https://traumatologiaesportiva.com.br/tendinite/

Bike Indoor

https://traumatologiaesportiva.com.br/bike-indoor/

Como Evitar Lesões na Academia

https://traumatologiaesportiva.com.br/como-evitar-lesoes-na-academia/

Canelite

https://traumatologiaesportiva.com.br/canelite-lesao-que-mais-atinge-os-corredores/

Tendão de Aquiles

https://traumatologiaesportiva.com.br/tendao-de-aquiles/

Veja alguns dos nossos artigos

Tratamento da Condromalácia com o Ácido Hialurônico

A Condromalácia ou Condropatia Patelar é uma doença degenerativa da cartilagem articular da superfície posterior da patela, provocada pela instabilidade e mau alinhamento da articulação femuropatelar. Isso ocorre porque a cartilagem articular possui potencial de cicatrização muito limitado, já que possui pouquíssimas células e não possui vasos sanguíneos e terminações nervosas. A Condromalácia causa dor […]

Lesões Meniscais

  Os meniscos são estruturas cartilaginosas, localizadas no centro do joelho e agem como amortecedores de impacto, lubrificantes, estabilizadores e também como distribuidores das cargas que passam dentro da articulação. Os meniscos melhoram o encaixe entre o fêmur e a tíbia e são essenciais para manter a biomecânica normal da articulação do joelho. Em cada joelho há […]

Lesões ligamentares do joelho

  O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes. As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram