Crossfit, riscos e benefícios

Postado por Dr.Fábio Costa

                                               Crossfit proporciona qualidade de vida

 

De tempos em tempos uma nova onda surge como a “mais completa e revolucionária” forma de praticar atividade física. Agora é o Crossfit, que como em todas as outras modalidades, atrai inúmeras pessoas em busca de resultados mágicos e imediatos.

Muita gente já ouviu falar em Crossfit, há alguns anos, essa pratica ganhou força nas academias de todo o país, e principalmente entre aqueles que desejam um corpo bem definido.

Inspirado em treino militar, o crossfit tem como finalidade aprimorar o condicionamento físico de indivíduos de faixa etárias diferentes, de atletas profissionais, até sedentários.

E a qualidade de vida? Essa, pelo visto, vai ficando em segundo plano, pois tenho atendido cada vez mais pessoas que iniciaram a tal atividade e sofreram algum tipo de lesão.

Não só o crossfit, mas vários esportes como basquete, corrida, futebol, causam algum tipo de lesão.

Um estudo recente apontou que os esportes de contato, como lutas e futebol americano, são os líderes nas taxas de lesões. Então, muito cuidado ao praticar qualquer atividade física ou esporte, busque sempre o acompanhamento de um especialista, para evitar lesões.

 

O que é Crossfit?

 

Desenvolvido pelos ex-ginastas Greg Glassman e Glassman Lauren, o Crossfit possui três conceitos para se chegar ao condicionamento físico dito ideal.

Primeiro conceito- trabalho de 10 capacidades ou aptidões físicas tais como:

  • Resistência cardiorrespiratória;
  • Resistência muscular;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Potência;
  • Velocidade;
  • Coordenação;
  • Agilidade;
  • Equilíbrio;
  • Precisão.

Segundo conceito- execução de qualquer atividade física de uma maneira aleatória. Fazer bem qualquer atividade, através de exercícios funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados.

Terceiro conceito- estimular e utilizar as três vias metabólicas que geram energia para qualquer tipo de ação física.

  • Atividades de maior potência: exercícios que duram aproximadamente 10 segundos.
  • Potência moderada: exercícios com duração acima de 10 segundos a poucos minutos
  • Baixa potência: exercícios com duração de vários minutos que utilizam a energia da gordura armazenada

 

 Crossfit e a opinião do especialista

 

Segundo Dr. Fábio Costa ‘’O Crossfit veio para acrescentar mais uma modalidade de atividade física estimulante ao praticante, pois desafia, a cada sessão, a melhoria do desempenho. Além disso, trabalha valências fisiológicas de forma conjunta sem aquele tédio de uma sessão de musculação ou de um treino aeróbio em uma esteira. No entanto, MUITO CUIDADO, os exercícios realizados durante as sessões de crossfit são exercícios complexos, que trabalham mais de uma musculatura ao mesmo tempo, exigindo do praticante uma execução precisa para evitar lesões”.

 

Objetivos do Crossfit

 

O crossfit como qualquer outra atividade tem como objetivo proporcionar qualidade de vida e corpo saudável e definido. Essa atividade física causa diversos benefícios, entre eles o bem-estar, resistência física, velocidade, melhora a resistência cardiovascular e respiratória.

A pratica do crossfit é realizada também por quem está tratando algumas doenças como obesidade  e colesterol alto, contribuindo para o fortalecimento muscular.

Vale ressaltar que antes de iniciar qualquer atividade física é importante passar por avaliação médica e profissional de educação física. É imprescindível  conhecer seu corpo e respeitar  seus limites!

 

Dicas para quem vai praticar crossfit

 

  • Iniciantes- priorize a execução adequada dos exercícios nos três primeiros meses, como forma de adaptação;
  • Avaliação ortopédica– Faça, principalmente, uma avaliação da coluna lombar, já que os exercícios exigem muito da coluna (agachamentos/levantamento olímpico, etc.);
  • TODO MUNDO PODE FAZER CROSSFIT?– Depende. Uma precisa avaliação dos objetivos do exercício, associada a uma periodização do treino por profissional habilitado, são a chave para evitar lesões, cada vez mais frequentes nos consultórios médicos.

 

Por : Dr. Fábio Costa

 

Mais Notícias

Bike Indoor

https://traumatologiaesportiva.com.br/bike-indoor/

MMA é um esporte violento?

https://traumatologiaesportiva.com.br/mma-e-um-esporte-violento/

Check-Up Esportivo

https://traumatologiaesportiva.com.br/check-up-esportivo/

Dor Lombar

https://traumatologiaesportiva.com.br/dor-lombar/

Veja alguns dos nossos artigos

O que Musculação, Emagrecimento, Artrose e Condropatia tem a ver?

  Muitos podem se perguntar: o que esses quatro temas têm a ver uns com os outros? Vou explicar de forma simples. A artrose, em especial do joelho, tem como um dos principais fatores de agravo o excesso de peso. Não só pelo fato de quanto maior o peso no joelho é pior, quanto pelo […]

Brasileiros e a Falta de Atividade Física

  Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em 2018, apontou que o brasileiro se exercita menos do que deveria. O levantamento feito com dados coletados nos últimos 15 anos, revelou que praticamente uma em cada duas pessoas em idade adulta (47%) no país, não pratica atividades físicas suficientemente. Entre as mulheres, a ociosidade é […]

Mobilidade Articular

  A Mobilidade articular pode ser definida como a capacidade que as articulações têm de executar movimentos de pequenas e grandes amplitudes.  Em outras palavras, quando acionamos nossa musculatura, elas devem ser capazes de se mover livremente e com ampla extensão em todas as direções possíveis naturalmente. As articulações nos mantém em movimento e nos ajudam […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram