Entorse, Contusão e Luxação

Postado por Dr.Fábio Costa

                                                       Entorse,Luxação e contusão são lesões distintas

 

Um dos grandes erros que vejo na TV ou mesmo no meu consultório é a confusão que fazem com torção, entorse, contusões e luxação. Como nesse site temos a intenção de orientar, vamos falar sobre esse tema e tentar deixar claro para os torcedores do Bahia, na verdade, desculpem, a todos os torcedores da Bahia, pois sei que os rubro negros adoram esse site.

Uma máxima clássica no meio futebolístico é: “acho que ele só teve uma simples luxação”. Bom, para um ortopedista isso é um absurdo, pois na verdade uma luxação de simples não tem nada. Só para deixar claro, em Traumatologia nós só temos basicamente duas urgências: fraturas expostas e luxações.

 

O que é Luxação?

 

Assim sendo, afinal, o que é uma luxação? A definição precisa é a perda total e permanente de contato entre duas superfícies que se articulam.

Ou seja, se imaginarmos a articulação do ombro (gleno-umeral) seria uma lesão onde a cabeça do úmero sai do lugar e perde o contato com o osso da escapula (antigo omoplata), ou quando a cabeça do fêmur perde contato com a bacia.

Um dos exemplos mais famosos desta lesão ocorre no filme com Mel Gibson, Máquina Mortífera, onde ele para colocar o ombro no lugar se joga contra a parede. Por sinal, nunca façam isso, pois é coisa de Hollywood. Isso causa uma dor tremenda, incapacidade de movimentar e para ser colocado no lugar precisa, na maioria das vezes, ser anestesiado.

 

Tudo sobre entorse

 

A entorse nada mais é do que a fase inicial da luxação, quando uma articulação começa a sofrer um trauma onde suas superfícies articulares são estressadas ao ponto de começarem a sair do lugar, mas elas voltam pro lugar de origem.

A entorse de tornozelo  é muito dolorosa também, pois no movimento de sair do lugar o osso acaba forçando as estruturas estabilizadoras. Quando pisamos em falso (foto) o pé torce, normalmente, internamente e tenciona todas as estruturas laterais do tornozelo. Lá temos tendões, cápsulas, ligamentos e outras estruturas.

Veja que a superfície articular tenta sair do lugar mas não consegue –o pé vai e volta pro lugar. Diferente da luxação, onde o osso sai do lugar e não volta sozinho. As entorses são muito mais simples de tratar, mas também são muito mais comuns, principalmente no meio futebolístico.

 

O que é subluxação?

 

Ah, tem mais um termo que vocês já devem ter ouvido: subluxação. E AÍ? Bom, neste caso ela é muito parecida com a luxação, sendo menos grave. A diferença básica é que o osso sai do lugar, e tenta voltar, mas no retorno não encaixa perfeitamente ficando um pouco fora do lugar.

Uma das mais clássicas é a subluxação da cabeça do radio (osso do antebraço na região do cotovelo), onde a mãe ou o pai puxa a criança por um braço só e este sai parcialmente do lugar, ficando a criança muito chorosa e sem mexer o bracinho.

Resumindo, na luxação, o osso que se articula com o outro sai totalmente do lugar e não volta; na subluxação, ele sai, volta pro lugar, mas não volta totalmente; e na entorse, ele sai e volta pro lugar, mas lesa estruturas ao sair. Agora fica mais fácil para que todos possam cobrar de Galvão Bueno de que não existe uma “simples luxação”.

 

Contusão

 

A contusão nada mais é do que a pancada, o trauma direto, ou seja, quando por exemplo, se bate perna com perna, ou aquela famosa dividida do baba, onde vai canela com canela.

Outro exemplo bom de contusão é o Tostão. Aquele em que o joelho vai na face lateral da coxa, isso é, uma contusão muscular, pois o músculo sofreu um impacto direto.

As contusões são clássicas em quase todos os esportes e na sua grande maioria tratada de forma simples e objetiva. Em um dos artigos anteriores falei sobre este tratamento, onde nas primeiras 24 horas o negócio é Gelo.

 

 

Por: Dr.Fábio Costa

 

Mais Notícias

Artroscopia

https://traumatologiaesportiva.com.br/artroscopia/

Crioterapia

https://traumatologiaesportiva.com.br/crioterapia/

PRP

https://traumatologiaesportiva.com.br/prp-a-revolucao-do-tratamento-em-traumatologia-e-ortopedia/

kinesio Taping

https://traumatologiaesportiva.com.br/kinesio-taping/

Veja alguns dos nossos artigos

O que Musculação, Emagrecimento, Artrose e Condropatia tem a ver?

  Muitos podem se perguntar: o que esses quatro temas têm a ver uns com os outros? Vou explicar de forma simples. A artrose, em especial do joelho, tem como um dos principais fatores de agravo o excesso de peso. Não só pelo fato de quanto maior o peso no joelho é pior, quanto pelo […]

Brasileiros e a Falta de Atividade Física

  Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em 2018, apontou que o brasileiro se exercita menos do que deveria. O levantamento feito com dados coletados nos últimos 15 anos, revelou que praticamente uma em cada duas pessoas em idade adulta (47%) no país, não pratica atividades físicas suficientemente. Entre as mulheres, a ociosidade é […]

Mobilidade Articular

  A Mobilidade articular pode ser definida como a capacidade que as articulações têm de executar movimentos de pequenas e grandes amplitudes.  Em outras palavras, quando acionamos nossa musculatura, elas devem ser capazes de se mover livremente e com ampla extensão em todas as direções possíveis naturalmente. As articulações nos mantém em movimento e nos ajudam […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram