Infiltração Medicamentosa

Postado por Dr.Fábio Costa

           A infiltração é recomendada para respostas rápidas em processos inflamatórios e para minimizar dores

 

A infiltração Medicamentosa consiste em aplicar uma injeção com medicamentos corticoides, anestésicos ou ácido hialurônico para tratar lesões, inflamações ou reduzir a dor. Este procedimento é feito, na maioria das vezes, em articulações como joelho, coluna, quadril, ombro ou pé, apesar de também poder ser feito em músculos ou tendões.

O objetivo da infiltração é tratar a doença no local onde ocorre a lesão ou inflamação, principalmente nos casos mais graves ou quando não houve melhora com outros tratamentos em comprimido ou tópicos, sendo muito utilizada no tratamento da artrose, além de também ajudar a recuperar tendinites, epicondilites ou contusões que acontecem pelas práticas de esportes, por exemplo.

O médico especialista irá injetar um anestésico local seguido de um medicamento para reduzir a dor, tratar uma inflamação ou lesão. O uso deste processo terapêutico vai exigir um diagnóstico preciso e deve ser decidido com o consentimento do paciente depois de explicar as vantagens e desvantagens.

Em alguns casos, o uso excessivo da técnica pode até romper o tecido lesionado, além de gerar efeitos colaterais perigosos. Antes de apelar para esse recurso extremo, os médicos costumam receitar uma seqüência de treinos e muita fisioterapia para corrigir o impacto dos movimentos que causam lesões crônicas.

Quando fazer uma Infiltração?

 

A infiltração é recomendada para respostas rápidas em processos inflamatórios e para minimizar dores.  São utilizadas principalmente naqueles processos traumáticos ou inflamatórios que não respondem bem ao tratamento convencional, com medicação via oral, por exemplo.

Além das lesões decorrentes das práticas esportivas, o tratamento pode ser indicado para osteoartrite, em processos inflamatórios como as tendinites, na coluna, em problemas persistentes como dor lombar, ciática ou hérnia de disco e outras doenças articulares. Para saber o local correto da dor e fazer a aplicação, o médico pode utilizar como apoio ao diagnóstico a utilização de ultrassonografia.

Medicamentos que podem ser usados para infiltrações

 

Os produtos mais comuns que podem ser injetado são:

Os anestésicos costumam ser aplicados em caso de dor severa ou crônica e, geralmente, promovem o alívio da dor logo após a sua aplicação.

Os corticoides são potentes anti-inflamatórios e podem ser aplicados sozinhos ou em conjunto com um anestésico, como objetivo de combater a dor e a inflamação dentro de uma articulação. Alguns dos principais corticoides utilizados na infiltração de articulações Metilprednisolona, Triancinolona, Betametasona ou Dexametasona,entre outros.

O ácido hialurônico é um componente do líquido sinovial, que é o lubrificante natural que existe dentro das articulações, entretanto, em certas doenças degenerativas, como a osteoartrose, pode haver uma perda desta lubrificação, o que é responsável por grande parte dos sintomas. Nestes casos, o médico pode injetar esse ácido dentro da articulação, numa técnica chamada de viscosuplementação.

 

Como é realizada a infiltração?

 

Equipamento, de seringa e agulha, irá ser escolhido dependendo da patologia a ser tratada. Todos estéreis e usados somente uma vez. A injeção deve ser feita sob condições de limpeza absoluta e assepsia local.

A anestesia local é muitas vezes utilizada antes da injeção. Pode ser usado crioterapia para anestesia, para uma infiltração superficial e periférica ou com uma pequena anestesia local antes de colocar o produto final.

Há infiltrações com células mesenquimais, PRP e células tronco, mas ainda em estudos que comprovem sua eficácia, prometendo a cicatrização e regeneração tecidual.

Converse com seu médico. Mais uma vez é importante lembrar: as infiltrações são um tratamento e sua indicação deve promover a qualidade de vida do paciente, observando-se rigorosamente riscos e benefícios em cada situação analisada.

 

*Com Informações dos sites: Globo Esporte, Tua Saúde e Super Abril.

 

Mais Notícias

Contusões

https://traumatologiaesportiva.com.br/contusoes/

Crioterapia

https://traumatologiaesportiva.com.br/crioterapia/

Artroscopia

https://traumatologiaesportiva.com.br/artroscopia/

O que é Fratura?

https://traumatologiaesportiva.com.br/o-que-e-fratura/

 

 

 

Veja alguns dos nossos artigos

Infiltração Medicamentosa

  A infiltração Medicamentosa consiste em aplicar uma injeção com medicamentos corticoides, anestésicos ou ácido hialurônico para tratar lesões, inflamações ou reduzir a dor. Este procedimento é feito, na maioria das vezes, em articulações como joelho, coluna, quadril, ombro ou pé, apesar de também poder ser feito em músculos ou tendões. O objetivo da infiltração é tratar a doença no local […]

Osteoartrite

  Conhecida popularmente como artrose, a osteoartrite é uma patologia que acomete as articulações, caracterizada pela degeneração das cartilagens, acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. A osteoartrite é a mais comum das doenças reumáticas: 80% a 90% das pessoas acima de 40 anos já mostram sinais de osteoartrite ao realizar um raio-X. Mulheres e homens são […]

Osteoporose

  A osteoporose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada como um dos maiores problemas de saúde no mundo. É uma doença esquelética caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração dos ossos, com consequente aumento da sua fragilidade e suscetibilidade à fratura. A Osteoporose acomete ambos os sexos, no entanto, é mais comum […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram