Kinesio Taping

Postado por Dr.Fábio Costa

                                         Kinesio Taping: A famosas fitas coloridas da pele

 

E essas fitas Kinesio Taping grudadas no corpo dos atletas para que servem? Esse negócio funciona mesmo? Ou é só moda?

Bom, em um evento do glorioso tricolor um grande repórter futebolístico, me pediu que escrevesse a respeito dessas fitas, que estão sendo usadas por atletas.

Conhecida no meio fisioterapêutico como Kinesio Taping, ou bandagem terapêutica, essa técnica na verdade não é nova, foi criada há mais de trinta anos por Kenso Kase em Tókio no Japão.

Desenvolvida através da hipótese de que os músculos e outros tecidos poderiam ser influenciados por um contato externo. Apesar de antiga a técnica teve seu Boom na última olimpíada quando vários atletas apareceram usando estas bandagens.

 

As fitas de Kinesio Taping são medicamentosas?

 

A primeira coisa a explicar é que essa fita não tem nada de medicamentoso, ou seja, não vem impregnada com nenhuma substancia analgésica. Falo isso, pois, muitos me perguntam o que tem nela.

São fitas que não tem função de imobilização. Eles têm a espessura semelhante da pele, podem expandir até 130% do seu tamanho e só crescem em um sentido: longitudinal.

E como ela age? Ela atua na propriocepção, fazendo estímulos elásticos na pele que são transmitidos a camadas mais profundas. A Kinesio Taping mantém a comunicação com tecidos mais profundos através de mecano receptores encontrados na derme e epiderme.

 

Kinesio Taping: bandagem aplicada com diversos objetivos

 

A bandagem é aplicada com diversos objetivos, entre eles destacam-se:

1-Diminuição da dor e da sensação de desconforto;
2-Promover suporte durante a contração muscular;
3-Diminuir a congestão do fluxo linfático;
4-Diminuir o extravasamento sanguíneo para o subcutâneo;
5-Ajudar na correção de desvios articulares;
6-Promover auxilio na contração muscular;
7-Aumentar a propriocepção.

 

Tratamento com Kinesio Taping

 

Um dos grandes estudiosos e admiradores desta técnica, o Dr. Hélcio Figueiredo, Fisioterapeuta carioca da Total 1, tem demonstrado resultados animadores com o uso desta opção terapêutica.

Claro que como todo tratamento ele precisa e deve ser feito por um profissional habilitado, neste caso os mais indicados são os fisioterapeutas. Sempre que falo em fisioterapeutas costumo citar Dr. Pedro Paulo Guimarães e Dr. Arivan Gomes e Dra. Mariana Marques, pois com esses tenho contato quase que diários e sempre estamos trocando informações.

Vale ressaltar que este tratamento, seja ele preventivo ou curativo, também não é algo “milagroso” tem suas limitações, mas é mais uma ferramenta que temos no meio desportivo.

A ação placebo, que é aquela em que na verdade não se faz nada e se obtém resultado também existe e essa eu tive uma prova maravilhosa nos últimos dias. Um grande amigo e paciente (que só citarei o apelido: Nando) me falou que Taping era tão bom que ele já estava fazendo nele mesmo e jogando tênis sem dor. Claro que esse meu querido amigo, paciente e companheiro de esporte esta sendo agraciado pelo efeito placebo, mas o que vale é que ele tem jogado “forte”.

 

Como Colocar as Fitas de Kinesio Taping?

 

Brincadeiras a parte, existe uma técnica específica para a colocação dessas fitas e que podem variar não só com a articulação, como também com o objetivo a ser atingido. Por exemplo: se aplico ela no sentido da origem para inserção do músculo, dou mais suporte muscular e ajudo na contração, porém, se aplico da inserção para origem, ajuda a relaxar a musculatura e melhorando lesões musculares. Além disso podem ser aplicadas em “Y” em “I” em ‘X” em teia de aranha.

Tudo que melhora a performance, acelera o retorno a pratica esportiva e não prejudica. Vejo com bons olhos para o esporte, seja pela ação clínica ou placebo,  essa técnica tem conseguido grandes adeptos e sempre que possível continuarei indicando, lembrado mais uma vez que não é milagre, é mais uma ferramenta terapêutica.

 

 

Por: Dr. Fábio Costa

 

Mais Notícias

Fisioterapia

https://traumatologiaesportiva.com.br/fisioterapia-conheca-algumas-tecnicas/

Entorse,contusão e luxação

https://traumatologiaesportiva.com.br/entorse-contusao-e-luxacao/

Contusões

https://traumatologiaesportiva.com.br/contusoes/

Dor Lombar

https://traumatologiaesportiva.com.br/dor-lombar/

Dor no Ombro

https://traumatologiaesportiva.com.br/dor-no-ombro-de-atletas/

Veja alguns dos nossos artigos

Lesões ligamentares do joelho

O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes. As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. Isso […]

Artrose do Joelho

  Também denominada osteoartrite, a artrose é uma doença caracterizada pela degeneração e inflamação das articulações, causando o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A artrose compromete meniscos, ligamentos, membrana e líquido sinovial- substância transparente e viscosa das cavidades articulares. Embora possa danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente […]

Entorse de tornozelo

    A Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos.  A maneira mais comum de ocorrer à entorse de tornozelo é “virar o pé para dentro” (em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram