Lesão do Menisco

Postado por Dr.Fábio Costa

 

                                         Lesão do Menisco causa dor e inflamação

 

Os Meniscos são duas cunhas cartilaginosas que se situam dentro do joelho, e têm a função primordial de absorver os impactos entre o osso da coxa (Fêmur) e o osso da perna (Tíbia).

Veremos adiante que esta não é sua única função. Temos dois meniscos em cada joelho, sendo um lateral e outro medial. Na sua microestrutura, o menisco é formado por 98% de colágeno tipo I e tem uma composição espacial muito complexa. Estes tipos de fibras é que, quando se rompem, podem causar as dores.

A lesão do menisco normalmente acontece quando o paciente está apoiado em uma só perna, com o joelho semi-flétido, e faz um movimento rotacional, pois desta forma o fêmur esmaga o menisco contra a Tíbia e este finda por romper-se.

 

Mais uma vez é importante ressaltar que o único exame de imagem que consegue mostrar este tipo de lesão é a Ressonância Magnética. Não que ela seja fundamental para o diagnóstico, pois um bom exame físico consegue predizer esta lesão.

 

Importância dos meniscos

 

Alem da famosa função de absorver os impactos, os meniscos também têm mais algumas utilidades:

  • Congruência articular – ou seja, ele permite que o fêmur, que é arredondado, fique congruente com a tíbia, que é plana;
    • Lubrificação – produzindo o líquido sinovial, o menisco acaba por lubrificar nosso joelho além da próxima função;
    • Nutrição – (embebe a cartilagem articular com o líquido sinovial que nutre a cartilagem, evitando assim a artrose);
    • Limitação de extremos de flexão e extensão – funciona como calços;
    • Estabilidade;
    • Propriocepção – nada mais é que equilíbrio em linguagem mais simples.

 

Lesões agudas  acometem mais homens

 

 As lesões acometem mais homens do que mulheres na proporção de 3-1 e os homens estão numa faixa etária de 30 a 40 anos, já as mulheres mais entre 15 e 25 anos. Isso quando falamos de lesões agudas, pois existem as lesões degenerativas em que o próprio nome já diz, que são mais comuns em pacientes mais velhos.

 

Tratamento Lesão do Menisco

 

E tratamento? É sempre cirúrgico? Não, mas realmente a cirurgia é o melhor método de tratamento. Quando se trata de lesões degenerativas, lesões muito pequenas, ou mesmo em pacientes mais velhos e sem expectativa de atividade física, as lesões podem ser tratadas com uma boa reabilitação fisioterapêutica.

Converso muito com alguns fisioterapeutas que respeito, tal como Pedro Paulo Guimarães, Mariana Marques, André Sadigursky e sempre temos o cuidado de saber o que há de novo para reabilitarmos estes pacientes.

Infelizmente muitas vezes o que nos resta é a cirurgia. Hoje este procedimento é feito por via artroscópica, onde 2 furos são feitos no joelho (existem cirurgiões que ainda usam 3 furos e isso não é problema nenhum), entra uma micro-câmera dentro do joelho, filma ele por dentro e com pinças especiais consegue-se recortar as lesões. É a tal da cirurgia a laser, mas que de laser não tem nada, ok? Ainda existe em alguns caso a possibilidade de suturarmos o menisco, ou seja, costurar ele. Esta técnica é mais trabalhosa e muitas vezes pode ser uma boa indicação em casos específicos.

Por fim, já nos EUA está se fazendo o transplante de menisco. Infelizmente esta ainda não é uma realidade nossa, mas quem sabe em breve traremos novidades.

Na reabilitação o atleta sai sem imobilização, pode pisar no mesmo dia, eu particularmente libero pra dirigir com 24h, e inicio a fisioterapia o mais rápido possível. Tenho por convicção que esta cirurgia precisa ser estimulada com movimentação precoce.

Finalizando este bate papo, muitos pacientes me perguntam sobre as células tronco, fator de crescimento e etc. Vamos deixar este tema para próxima coluna, assim falaremos sobre mitos e verdades desta nova terapêutica.

 

Por: Dr.Fábio Costa

 

Mais Notícias

Artroscopia

https://traumatologiaesportiva.com.br/artroscopia/

O que é fratura ?

https://traumatologiaesportiva.com.br/o-que-e-fratura/

Tendão de Aquiles

https://traumatologiaesportiva.com.br/tendao-de-aquiles/

Estiramento Muscular

https://traumatologiaesportiva.com.br/estiramento-muscular/

Veja alguns dos nossos artigos

Lesões ligamentares do joelho

O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes. As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. Isso […]

Artrose do Joelho

  Também denominada osteoartrite, a artrose é uma doença caracterizada pela degeneração e inflamação das articulações, causando o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A artrose compromete meniscos, ligamentos, membrana e líquido sinovial- substância transparente e viscosa das cavidades articulares. Embora possa danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente […]

Entorse de tornozelo

    A Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos.  A maneira mais comum de ocorrer à entorse de tornozelo é “virar o pé para dentro” (em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram