Lesão Muscular

Postado por Dr.Fábio Costa

                                      A lesão muscular ocorre quando as fibras musculares se rompem

 

Os músculos geram força para produzir o movimento articular, desempenham contração e converte energia química em trabalho mecânico. O total de músculos no corpo humano é de 434, o que representa 40% do peso corporal.

A lesão muscular é super comum nos principais esportes e cerca de 90% dessa patologia está associada a contusões e distensões. A  Contusão muscular geralmente acontece quando o músculo é submetido por um trauma que causa dor, inchaço, rigidez, sendo a região da coxa, o local mais afetado.

Sintomas da lesão muscular

 

A intensidade dos sinais e sintomas pode variar de acordo com a gravidade da lesão. Pacientes que são acometidos por lesão muscular apresentam os seguintes sintomas:

-Dor Súbita

– Dificuldade para movimentar a região afetada

-Deficiência de flexibilidade

-Infecções

-Inchaço

-Hematomas

Tratamento da lesão muscular

 

O tratamento na fase aguda da lesão muscular exige do paciente repouso, gelo no local lesionado, compressão, proteção, elevação do membro e utilização de órtese:

-Tipóias

-Muletas

-Estabilizadores Articulares

Atenção! O fortalecimento muscular deve ser feito quando o paciente apresentar melhora da dor, com leve resistência. A prática da atividade física deve ser iniciada com baixa intensidade dos exercícios, e o mais importante, o acompanhamento de um profissional de educação física. Os exercícios são extremamente importantes na recuperação da lesão e no retorno gradual aos movimentos específicos do esporte.

Os critérios para o retorno ao esporte são: a flexibilidade, amplitude de movimento normal, ausência de dor e critérios de força muscular, semelhantes aos valores prévios à lesão. O tratamento cirúrgico é raramente indicado e prioriza as lesões completas de grande impotência funcional.

PRP e as Lesões Musculares

 

Novas técnicas e conceitos têm sido estudados nos tratamentos das lesões musculares, como o PRP, que tem sido amplamente utilizado no departamento médico, em clubes de futebol profissional.

Apesar haver poucos estudos, acredita-se que a infusão do PRP recrutaria um maior número de células-tronco satélites. Isso alteraria a biologia da cicatrização muscular, aumentando o poder da regeneração muscular. O que se observa na infusão do concentrado de plaquetas em lesões musculares, é o alivio mais rápido e prolongado da dor e, redução do tempo de retorno ao esporte.

 

Com informações do site: Globo Esporte.Com / Eu Atleta

 

Mais Notícias

O que é fratura ?

https://traumatologiaesportiva.com.br/o-que-e-fratura/

Lesão do Menisco

https://traumatologiaesportiva.com.br/lesao-do-menisco/

Condromalacia Patelar

https://traumatologiaesportiva.com.br/condromalacia-patelar/

Estiramento Muscular

https://traumatologiaesportiva.com.br/estiramento-muscular/

Veja alguns dos nossos artigos

Artrite Reumatoide

  Doença de origem crônica e autoimune, a artrite reumatoide destrói de forma progressiva a membrana que reveste as articulações. Essa doença atinge cerca de 2 milhões de brasileiros e pode levar à incapacidade e até à morte. A Atrite Reumatoide não possui causas definidas, atinge primeiro as articulações das mãos e dos punhos, mas […]

A idade dos seus joelhos

  Com o avanço da idade, é normal que surjam problemas nos ossos e articulações. Uma das reclamações mais recorrentes são as dores no joelho. Além da limitação para caminhar, elas dificultam o dia a dia, causando desconforto e privações na terceira idade. Ao longo da vida, e, sobretudo após os 60 anos, quedas, sobe e desce […]

O que Musculação, Emagrecimento, Artrose e Condropatia tem a ver?

  Muitos podem se perguntar: o que esses quatro temas têm a ver uns com os outros? Vou explicar de forma simples. A artrose, em especial do joelho, tem como um dos principais fatores de agravo o excesso de peso. Não só pelo fato de quanto maior o peso no joelho é pior, quanto pelo […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram