Lesões ligamentares do joelho

Postado por Dr.Fábio Costa

                                             As lesões ligamentares do joelho causam dor e inchaço

 

O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes.

As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. Isso porque, dependendo da modalidade, pode exigir muito da região. Segundo o levantamento realizado pelo Instituto do Joelho HCor, conduzido pela equipe do Prof. Dr. Rene Abdalla, aponta o futebol como responsável por 55% das lesões no joelho.

Conheça agora o ranking das atividades físicas que mais danificam os joelhos:

  1. Futebol (55%)
  2. Artes marciais (16%)
  3. Basquete (12%)
  4. Treino na academia (8%)
  5. Tênis (5%)
  6. Outros (4%)

 

Ligamentos do Joelho

Os ligamentos do joelho dão estabilidade às articulações, evitam a rotação excessiva e a movimentação anormal da patela, fêmur e tíbia.

Quando há uma ruptura de um desses ligamentos, o joelho pode se tornar instável, causando falseio, dor e inchaço.

O joelho possui sete ligamentos, sendo que cada um deles contribui de forma específica para a qualidade biomecânica dessa região do corpo, são eles:

  • Ligamento cruzado anterior (LCA);
  • Ligamento cruzado posterior (LCP);
  • Ligamento patelar;
  • Ligamento colateral medial ou ligamento colateral tibial (LCM);
  • Ligamento colateral lateral ou ligamento colateral fibular (LCL);
  • Ligamento poplíteo oblíquo;
  • Ligamento poplíteo arqueado.

Graus de lesões nos ligamentos do joelho

 

As lesões nos ligamentos do joelho são classificadas em três graus:

  • 1º grau: entorse do ligamento sem instabilidade;
  • 2º grau: entorse com instabilidade, mas com continuidade das fibras;
  • 3º grau: ruptura completa do ligamento.

 

Principais tipos de lesões

 

Os ligamentos do joelho podem apresentar quatro principais tipos de lesões:

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA): Geralmente esse tipo de lesão ocorre por causa de torção do joelho. Os sintomas são inchaço, instabilidade do joelho e dor incapacitante de movimento.

Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP): Essa lesão ocorre por meio do impacto direto e da alta energia gerada na face anterior da tíbia. São causadas principalmente em traumas esportivos ou acidentes. Os principais sintomas são a sensação de instabilidade articular, dor e inchaço.

Lesão do Ligamento Colateral Medial (LCM): É a lesão mais comum nos ligamentos do joelho. Ela acontece quando o joelho acaba sendo forçado de “fora para dentro”, e ocorre por causa de traumas ou esforços repetitivos. Os sintomas dessa lesão costumam ser dor na parte interna do joelho, que pode ser acompanhada de inchaço e uma sensação de instabilidade.

Lesão do Ligamento Colateral Lateral (LCL): Essas lesões acontecem quando o joelho é forçado de “dentro para fora” e podem manifestar-se como distensões, entorses ou rupturas. Os sintomas são dor no lado externo do joelho, inchaço e instabilidade.

 

Lesões ligamentares do joelho e a importância da fisioterapia

 

A fisioterapia é essencial para tratar as lesões ligamentares, principalmente para atletas, que precisam retomar o desempenho anterior. As sessões de fisioterapia têm como objetivo controlar a dor e o edema, além da correção biomecânica e estabilidade de movimentos, através de treinamentos de força, equilíbrio e exercícios que auxiliem na prevenção de futuras lesões.

 

Com informações dos sites: Ativo Saúde, Anatomia do Corpo, Instituto Trata e Saúde da editora abril.

 

Mais Notícias:

Crioterapia

https://traumatologiaesportiva.com.br/crioterapia/

Check-Up Esportivo

https://traumatologiaesportiva.com.br/check-up-esportivo/

Entorse,contusão e luxação

https://traumatologiaesportiva.com.br/entorse-contusao-e-luxacao/

Estiramento Muscular

https://traumatologiaesportiva.com.br/estiramento-muscular/

 

Veja alguns dos nossos artigos

A idade dos seus joelhos

  Com o avanço da idade, é normal que surjam problemas nos ossos e articulações. Uma das reclamações mais recorrentes são as dores no joelho. Além da limitação para caminhar, elas dificultam o dia a dia, causando desconforto e privações na terceira idade. Ao longo da vida, e, sobretudo após os 60 anos, quedas, sobe e desce […]

O que Musculação, Emagrecimento, Artrose e Condropatia tem a ver?

  Muitos podem se perguntar: o que esses quatro temas têm a ver uns com os outros? Vou explicar de forma simples. A artrose, em especial do joelho, tem como um dos principais fatores de agravo o excesso de peso. Não só pelo fato de quanto maior o peso no joelho é pior, quanto pelo […]

Brasileiros e a Falta de Atividade Física

  Um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em 2018, apontou que o brasileiro se exercita menos do que deveria. O levantamento feito com dados coletados nos últimos 15 anos, revelou que praticamente uma em cada duas pessoas em idade adulta (47%) no país, não pratica atividades físicas suficientemente. Entre as mulheres, a ociosidade é […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram