Lesões ligamentares do joelho

Postado por Dr.Fábio Costa

                                             As lesões ligamentares do joelho causam dor e inchaço

 

O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes.

As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. Isso porque, dependendo da modalidade, pode exigir muito da região. Segundo o levantamento realizado pelo Instituto do Joelho HCor, conduzido pela equipe do Prof. Dr. Rene Abdalla, aponta o futebol como responsável por 55% das lesões no joelho.

Conheça agora o ranking das atividades físicas que mais danificam os joelhos:

  1. Futebol (55%)
  2. Artes marciais (16%)
  3. Basquete (12%)
  4. Treino na academia (8%)
  5. Tênis (5%)
  6. Outros (4%)

 

Ligamentos do Joelho

Os ligamentos do joelho dão estabilidade às articulações, evitam a rotação excessiva e a movimentação anormal da patela, fêmur e tíbia.

Quando há uma ruptura de um desses ligamentos, o joelho pode se tornar instável, causando falseio, dor e inchaço.

O joelho possui sete ligamentos, sendo que cada um deles contribui de forma específica para a qualidade biomecânica dessa região do corpo, são eles:

  • Ligamento cruzado anterior (LCA);
  • Ligamento cruzado posterior (LCP);
  • Ligamento patelar;
  • Ligamento colateral medial ou ligamento colateral tibial (LCM);
  • Ligamento colateral lateral ou ligamento colateral fibular (LCL);
  • Ligamento poplíteo oblíquo;
  • Ligamento poplíteo arqueado.

Graus de lesões nos ligamentos do joelho

 

As lesões nos ligamentos do joelho são classificadas em três graus:

  • 1º grau: entorse do ligamento sem instabilidade;
  • 2º grau: entorse com instabilidade, mas com continuidade das fibras;
  • 3º grau: ruptura completa do ligamento.

 

Principais tipos de lesões

 

Os ligamentos do joelho podem apresentar quatro principais tipos de lesões:

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA): Geralmente esse tipo de lesão ocorre por causa de torção do joelho. Os sintomas são inchaço, instabilidade do joelho e dor incapacitante de movimento.

Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP): Essa lesão ocorre por meio do impacto direto e da alta energia gerada na face anterior da tíbia. São causadas principalmente em traumas esportivos ou acidentes. Os principais sintomas são a sensação de instabilidade articular, dor e inchaço.

Lesão do Ligamento Colateral Medial (LCM): É a lesão mais comum nos ligamentos do joelho. Ela acontece quando o joelho acaba sendo forçado de “fora para dentro”, e ocorre por causa de traumas ou esforços repetitivos. Os sintomas dessa lesão costumam ser dor na parte interna do joelho, que pode ser acompanhada de inchaço e uma sensação de instabilidade.

Lesão do Ligamento Colateral Lateral (LCL): Essas lesões acontecem quando o joelho é forçado de “dentro para fora” e podem manifestar-se como distensões, entorses ou rupturas. Os sintomas são dor no lado externo do joelho, inchaço e instabilidade.

 

Lesões ligamentares do joelho e a importância da fisioterapia

 

A fisioterapia é essencial para tratar as lesões ligamentares, principalmente para atletas, que precisam retomar o desempenho anterior. As sessões de fisioterapia têm como objetivo controlar a dor e o edema, além da correção biomecânica e estabilidade de movimentos, através de treinamentos de força, equilíbrio e exercícios que auxiliem na prevenção de futuras lesões.

 

Com informações dos sites: Ativo Saúde, Anatomia do Corpo, Instituto Trata e Saúde da editora abril.

 

Mais Notícias:

Crioterapia

https://traumatologiaesportiva.com.br/crioterapia/

Check-Up Esportivo

https://traumatologiaesportiva.com.br/check-up-esportivo/

Entorse,contusão e luxação

https://traumatologiaesportiva.com.br/entorse-contusao-e-luxacao/

Estiramento Muscular

https://traumatologiaesportiva.com.br/estiramento-muscular/

 

Veja alguns dos nossos artigos

Lesões ligamentares do joelho

  O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes. As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. […]

Artrose do Joelho

  Também denominada osteoartrite, a artrose é uma doença caracterizada pela degeneração e inflamação das articulações, causando o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A artrose compromete meniscos, ligamentos, membrana e líquido sinovial- substância transparente e viscosa das cavidades articulares. Embora possa danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente […]

Entorse de tornozelo

    A Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos.  A maneira mais comum de ocorrer à entorse de tornozelo é “virar o pé para dentro” (em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram