Lesões

Postado por Dr.Fábio Costa

A busca por uma vida mais saudável fez crescer o número de pessoas adeptas a corrida. Por ser um esporte de fácil acesso e que não requer muitos gastos, atinge diversos públicos.

Porém, como todo esporte, é preciso ter cuidado para evitar lesões oriundas dessa atividade. Por isso, separamos nesse artigo os principais tipos de lesões, prevenções e tratamentos para que você pratique a corrida e não tenha nenhum tipo de patologia.

 

Lesão: Fascite plantar

 

A Fascite Plantar é uma inflamação que lesiona o tecido da planta do pé. Esse tipo de patologia configura cerca de 20% das lesões, que acomete os corredores. Os fatores que desencadeiam esse tipo de lesão são: deformações no pé, ganho de peso e realizar atividade física de maneira errada e, sem o devido acompanhamento de um profissional.

Atenção! Você que tem fascite plantar, é importante que seja acompanhado por um ortopedista, para fazer o tratamento adequado e assim, diminuir as dores e acabar com a inflamação.

Tendão de Aquiles

 

O tendão de Aquiles é uma lesão bem comum entre corredores e idosos. Muitas dores e calcanhar sensível estão entre os principais sintomas.

Essa patologia está associada ao excesso de esforço, tênis errado para realizar a atividade e piso inadequado.

O tratamento da lesão  é feito por um especialista, que solicita exames de imagem, repouso, prescreve antiinflamatórios e analgésicos, sessões de fisioterapia, e em alguns casos, recomenda-se a cirurgia.

 

Canelite

 

A Canelite tem como principal característica: a dor na canela que acontece durante a atividade física, podendo durar até o final do treino, se não houver descanso.

Essa patologia é a inflamação dos músculos e tendões localizados próximo a tíbia. A prevenção da Canelite é simples, usar tênis ideal para corrida e fazer musculação, para deixar os músculos fortalecidos, diminuindo assim, o impacto sobre os ossos, tendões e articulações.

 

Lesão no menisco

 

Os meniscos ficam na região dos joelhos, entre a tíbia e o fêmur. Eles absorvem o impacto dos membros com o solo e protege a cartilagem do joelho. É importante ressaltar que os tênis inadequados causam lesão no menisco.

Entre os principais sintomas da lesão no menisco são: dor no joelho, fraqueza nas pernas e dificuldade para apoiar o pé no chão.

É preciso passar por um especialista para realizar o tratamento, que é feito com gelo, prescrição de analgésicos, uso de muletas e sessões de fisioterapia. Para casos mais graves, o médico poderá indicar cirurgia.

 

Lombalgia

 

A dor na lombar ou lombalgia é uma das principais reclamações entre os corredores. A prática da corrida é um exercício que depende da ação da musculatura do tronco, para mantê-lo dentro de uma postura correta. Com isso, se a atividade for feita de forma errada, o atleta terá dor nas costas.

 

*Com informações do site Minha Vida

 

Mais Notícias

Condromalacia Patelar

https://traumatologiaesportiva.com.br/condromalacia-patelar/

PRP

https://traumatologiaesportiva.com.br/prp-a-revolucao-do-tratamento-em-traumatologia-e-ortopedia/

Prática Esportiva

https://traumatologiaesportiva.com.br/pratica-esportiva/

Entorse,contusão e luxação

https://traumatologiaesportiva.com.br/entorse-contusao-e-luxacao/

Veja alguns dos nossos artigos

Lesões ligamentares do joelho

O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes. As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. Isso […]

Artrose do Joelho

  Também denominada osteoartrite, a artrose é uma doença caracterizada pela degeneração e inflamação das articulações, causando o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A artrose compromete meniscos, ligamentos, membrana e líquido sinovial- substância transparente e viscosa das cavidades articulares. Embora possa danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente […]

Entorse de tornozelo

    A Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos.  A maneira mais comum de ocorrer à entorse de tornozelo é “virar o pé para dentro” (em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram