o que é Fratura?

Postado por Dr.Fábio Costa

Sabe o que é fratura? A fratura é uma ruptura do osso de forma parcial ou total, especificada em abertas ou fechada, conforme o tipo de lesão. Na fratura fechada a pele não rompe, já na fratura exposta, a pele se rompe e o osso fica exposto.

As principais causas das fraturas estão relacionadas à queda, impacto ou esmagamento. Existem diversos tipos de fraturas, entre elas, as patológicas e as causadas por estresse.

Fraturas Patológicas: causadas por esforços leves, que não acarretam modificações ósseas. Esse tipo de fratura ocorre em virtude da fragilidade da estrutura óssea oriundas de um câncer ou osteoporose.

Fraturas por estresse: normalmente essa fratura atinge membros inferiores, causada por  movimentos repetitivos, comum em atletas que praticam corrida.

 

Principais tipos de fraturas

 

As fraturas são classificadas em:

Traumáticas: acontecem por causa de algum acidente ou aplicação de movimentos repetitivos que lesionam o osso.

Patológicas: ocorrem devido a pancadas leves, como na osteoporose ou câncer no osso.

Simples: apenas o osso é atingido;

Expostas: a pele é perfurada, havendo a visualização do osso

Complicadas: afetam outras estruturas além do osso, como nervos, músculos ou vasos sanguíneos

 

Diagnóstico de fraturas

 

O médico solicita exames de imagem como raio-X, ressonância magnética e exames laboratoriais para diagnosticar o tipo de lesão do paciente.

Os principais sintomas de quem já sofreu alguma fratura são:

  • Fortes dores;
  • Inchaço do local fraturado;
  • Deformidade do local;
  • Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
  • Hematomas;
  • Presença de ferimentos no local da fratura;
  • Dormência e formigamento da área;
  • Estalos.

 

Tratamento para fratura

 

A fisioterapia é grande aliada na reabilitação de pacientes com fratura. O tratamento fisioterapêutico tem como objetivo possibilitar a mobilidade após uso do gesso ou tala.

Além da fisioterapia o médico poderá indicar que o paciente faça algum exercício físico de forma regular e dieta nutritiva rica em cálcio, para fortalecer os ossos.

 

*Com informações dos sites: tua saúde e Mundo Educação

 

Mais Notícias

Artroscopia

https://traumatologiaesportiva.com.br/artroscopia/

O que é Escoliose?

https://traumatologiaesportiva.com.br/escoliose/

Lesão do Menisco

https://traumatologiaesportiva.com.br/lesao-do-menisco/

Condromalacia Patelar

https://traumatologiaesportiva.com.br/condromalacia-patelar/

Veja alguns dos nossos artigos

Lesões ligamentares do joelho

O joelho é uma das articulações mais complexas do corpo humano e, em razão da sua localização anatômica, é vulnerável aos traumas, principalmente nos esportes. As lesões nos ligamentos do joelho são comuns em esportes de alto rendimento e ocasionam o afastamento do atleta da prática de exercícios, enquanto a lesão não for tratada. Isso […]

Artrose do Joelho

  Também denominada osteoartrite, a artrose é uma doença caracterizada pela degeneração e inflamação das articulações, causando o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. A artrose compromete meniscos, ligamentos, membrana e líquido sinovial- substância transparente e viscosa das cavidades articulares. Embora possa danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente […]

Entorse de tornozelo

    A Entorse pode ser uma sobrecarga grave, estiramento ou ruptura de tecidos moles como cápsula articular, ligamentos, tendões ou músculos.  A maneira mais comum de ocorrer à entorse de tornozelo é “virar o pé para dentro” (em termos médicos, trauma em inversão do pé). Geralmente observa-se inchaço no tornozelo, que ocorre somente na […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram