Prática Esportiva

Postado por Dr.Fábio Costa

Segundo pesquisas  mais de 45% da população brasileira é sedentária. Várias pessoas não sabem a infinidade de benefícios para a saúde, que a prática esportiva proporciona.

Se você que não faz nenhuma atividade física, mas gostaria de sair do sedentarismo, comece aos poucos e faça exercícios menos intensos. Após alguns dias, você irá melhorar seu condicionamento físico, ficará mais disposto, seja realizando uma caminhada, musculação, nadar, pedalar, surfar, ou qualquer outra modalidade esportiva.

A prática esportiva  em alguns casos, tem  finalidade estética, buscando a redução do peso corporal e também previne  doenças, proporciona o aumento da capacidade respiratória, circulatória e da densidade óssea,além de, atenuar os índices de estresse e ansiedade e, outros benefícios.

 

Benefícios do Esporte para os Músculos

 

Nesse artigo separamos para você quais são os músculos desenvolvidos pelos diferentes esportes:

-Basquete:  músculos extensores longos e fortes;
-Remo: fortalece o tórax, musculatura harmoniosa;
-Boxe: desenvolvimento geral, principalmente dos músculos extensores;
-Ciclismo: membros inferiores muito musculosos;
-Natação: fortalece o tórax, desenvolvimento de toda a musculatura ligeiramente envolvida;
-Peso e haltere: desenvolvimento de toda a musculatura ligeiramente envolvida;
-Rúgbi: fortalecimento de todo o organismo.

Esportes e as indicações médicas

 

É  essencial para saúde praticar esportes, contudo,antes de iniciar qualquer exercício físico, é aconselhável consultar o médico para que ele prescreva as recomendações necessárias.

É necessário manter uma alimentação saudável com assistência de um nutricionista, que ensinará hábitos saudáveis, indicando a quantidade certa de nutrientes para cada organismo e, auxiliará o tempo certo entre as refeições.

Com fisioterapeutas são feitas atividades aeróbicas por meio da Fisioterapia Respiratória, para que haja melhora nas frequências cardíacas e respiratórias. A Fisioterapia Ortopédica ajuda a construir e manter músculos e ossos fortes, além de estabilizar o físico e a elasticidade, diminuindo assim, o risco de quedas e lesões como: fraturas, luxações, contusõestendinites e outras.

Esportes são auxiliares terapêuticos

 

Se existem contra-indicações ao esporte, existem também indicações médicas que consideram certos tipos de exercício como auxiliares terapêuticos.

Os esportes praticados na natureza são utilizados para prevenir e curar distúrbios nervosos. Os esportes de equipe são um excelente meio de reeducação psíquica e de desenvolvimento dos adolescentes. A corrida, o salto, o basquete permitem prevenir as deformações vertebrais. O ciclismo e a natação são utilizados para a reeducação necessária após um traumatismo.

 

Com informações dos sites: Eu Atleta e Saúde Descomplicada

 

Mais Notícias

Bike Indoor

https://traumatologiaesportiva.com.br/bike-indoor/

Crossfit

https://traumatologiaesportiva.com.br/crossfit-riscos-e-beneficios/

Exercício Físico na Infância

https://traumatologiaesportiva.com.br/exercicio-fisico-deve-comecar-na-infancia/

Stand Up paddle

https://traumatologiaesportiva.com.br/stand-up-paddle/

Veja alguns dos nossos artigos

Infiltração Medicamentosa

  A infiltração Medicamentosa consiste em aplicar uma injeção com medicamentos corticoides, anestésicos ou ácido hialurônico para tratar lesões, inflamações ou reduzir a dor. Este procedimento é feito, na maioria das vezes, em articulações como joelho, coluna, quadril, ombro ou pé, apesar de também poder ser feito em músculos ou tendões. O objetivo da infiltração é tratar a doença no local […]

Osteoartrite

  Conhecida popularmente como artrose, a osteoartrite é uma patologia que acomete as articulações, caracterizada pela degeneração das cartilagens, acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. A osteoartrite é a mais comum das doenças reumáticas: 80% a 90% das pessoas acima de 40 anos já mostram sinais de osteoartrite ao realizar um raio-X. Mulheres e homens são […]

Osteoporose

  A osteoporose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada como um dos maiores problemas de saúde no mundo. É uma doença esquelética caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração dos ossos, com consequente aumento da sua fragilidade e suscetibilidade à fratura. A Osteoporose acomete ambos os sexos, no entanto, é mais comum […]

Como Chegar?

Facebook
Instagram